sábado, 25 de outubro de 2014

BAIXISTA DO CREAM, JACK BRUCE MORRE AOS 71 ANOS

Um dos fundadores do Cream e considerado um dos maiores baixistas da história, Jack Bruce morreu neste sábado, aos 71 anos. O escocês, colega de Eric Clapton e Ginger Baker no power-trio psicodélico, compôs a maior parte das músicas do grupo, incluindo o sucesso "Sunshine of your love".


Nascido John Symon Asher Bruce em Glasgow, na Escócia, em 14 de maio de 1943, Bruce começou a tocar baixo ainda adolescente. Investindo na carreira, o músico se formou na Royal Scottish Academy of Music, para a qual ganhou uma bolsa para estudar violoncelo e composição.

Aos 16 anos, saiu de casa em busca do sonho de viver de música, viajando pela Europa e tocando em diversas bandas de jazz. Na sequência, ele se mudou para Londres, onde se tornou membro do influente Blues Incorporated, ao lado do baterista Charlie Watts, que mais tarde entraria para os Rolling Stones. Watts acabou sendo substituído por Baker, com quem formou o Cream, em 1966.
O Cream no programa 'Top of the pops', da BBC - Reprodução
Com Bruce e Clapton se revezando nos vocais principais, o power-trio durou apenas dois anos e vendeu 35 milhões de discos nesse período, dando à banda o primeiro disco de platina por um álbum duplo da história, por "Wheels of fire".


Após o fim do Cream, Bruce fez parte de bandas como Lifetime e West, Bruce & Laing, mas também manteve sua carreira solo, onde experimentou diversos gêneros, do hard rock à world music. O músico também participou de álbuns de Frank Zappa ("Apostrophe") e gravou os baixos de "Berlin", de Lou Reed.

Em maio de 2005, ele se reuniu com seus ex-colegas de Cream para uma série de shows no lendário Royal Albert Hall, em Londres. O último disco de estúdio de Bruce, "Silver rails", foi lançado em março deste ano e foi seu primeiro álbum solo em mais de uma década.


Nenhum comentário:

Postar um comentário