terça-feira, 9 de setembro de 2014

JAZZ PERDE GERALD WILSON E ÓPERA PERDE A SOPRANO MAGDA OLIVERO

Em 12 de fevereiro de 2012, o músico de jazz Gerald Wilson chega para a cerimônia do Grammy, em Los Angeles (Foto: Chris Pizzello/AP)
 (Foto: Chris Pizzello/AP)


O músico de jazz Gerald Wilson, lendário trompetista, arranjador, compositor e band leader, morreu nesta segunda-feira (8) aos 96 anos, anunciou seu filho, o guitarrista de jazz Anthony Wilson.

 De acordo com ele, o pai estava em casa, em Los Angeles, e a causa da morte foi pneumonia.

Gerald Wilson começou a carreira no final dos anos 1930 como trompetista da banda de Jimmy Lunceford. Isso foi antes de ele montar sua própria big band, em 1944, que tinha a trombonista Melba Liston. Wilson tocou e trabalhou como compositor e arranjador para nomes como Duke Ellington, Count Basie, Benny Carter e Dizzy Gillespie. Também fez arranjos para Ella Fitzgerald, Ray Charles, Sarah Vaughan, Carmen McRae e Bobby Darin.

A soprano italiana Magda Olivero em uma performance como Adriana Lecouvreur (Foto: AP Photo/La Scala Theater, HO)A soprano italiana Magda Olivero em uma
performance como Adriana Lecouvreur

 (Foto: AP Photo/La Scala Theater, HO)


A soprano italiana Magda Olivero, uma das intérpretes mais proeminentes do verismo — corrente literária italiana —, morreu nesta segunda-feira (8) aos 104 anos.

A casa de ópera de Milão La Scala, onde Magda Olivero estreou em 1938, fez uma homenagem à soprano com um momento de silêncio antes de uma apresentação nesta segunda.

Representantes de La Scala disseram em um comunicado que a voz de Olivero era carismática, descreveram sua atuação como formidável e sua inteligência como afiada até o fim de sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário