segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CINEMA PERDE GEORGE SLUIZER

 

Morreu no sábado, dia 20 de setembro, em Amsterdam o realizador holandês George Sluizer.
 
Segundo a imprensa local, o cineasta estava doente há bastante tempo, tendo sobrevivido mesmo a um aneurisma em 2007.

Nascido em Paris em 1932, Sluizer é principalmente conhecido pelo público português por levar ao cinema a obra de José Saramago, A Jangada de Pedra. Anos antes, trabalhou com Carlos da Silva em Mortinho Por Chegar a Casa (1996), filme protagonizado por Diogo Infante.

O seu primeiro trabalho data de 1961. Com o nome Hold Back the Sea, este era um documentário que ganhou um prémio especial no Festival de Berlim. Até o início da década de 1980, Sluizer produziu e dirigiu muitos documentários e especiais para a TV. Ele também trabalhou como produtor em diversos filmes, incluindo Fitzcarraldo (1982), de Werner Herzog, e Tiro (1979).

Foi contudo com Spoorloos (O Homem que Queria Saber), que ganhou vários prémios e foi mesmo a submissão holandesa aos Óscares de 1989, que o cinesta chamaria a atenção, tendo alguns anos depois assinado o remake para a 20th Century Fox e contando para isso com Jeff Bridges, Kiefer Sutherland e Sandra Bullock no elenco. O filme chamava-se A Desaparecida (1992), mas não teve o sucesso que se desejava.

George Sluizer com Jeff Bridges e Kiefer Sutherland
Pelo meio, em 1991, estreou ainda Utz, filme protagonizado por Armin Mueller-Stahl, que foi mesmo considerado o melhor ator no Festival de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário