quarta-feira, 4 de junho de 2014

Série Ópera e Outros Cantos de junho exalta a Itália

 
A terceira edição de 2014 da série Ópera e Outros Cantos, realizada pelo SESC Ribeirão em parceria com a Cia. Minaz, apresenta neste mês de junho o concerto L’altra Itália e também a Masterclass Canções árias em língua italiana.

O Concerto incluindo árias de ópera e câmara de compositores italianos e compositores brasileiros que tiveram parte da sua formação na Itália. Os autores italianos serão interpretados pelo tenor italiano Emanuele Servidio com participação da soprano Gisele Ganade interpretando árias dos autores brasileiros, ambos acompanhados ao piano pelo maestro Achille Picchi.

A apresentação acontecerá no dia 11 de junho, às 21 horas, com entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro.

E no dia 12, Emanuele Servidio, Gisele Ganade e Achille Picchi ministrarão a Masterclass também no Teatro Minaz. O objetivo é orientar jovens cantores a interpretar e realizar o repertório de canções e árias na língua italiana. A inscrição é gratuita e pode ser realizadas através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1kW92XCYwAzMFy0WBNp09LUCmZM9TQy4IUwzPBfXyzdQ/viewform

O Teatro Minaz está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista. Mais informações pelo telefone (16) 3941.2722.
Emanuele Servidio (Tenor)
Iniciou seus estudos em Ópera no Conservatório “Giuseppe Verdi” com a soprano Rita Orlandi Malaspina. Continuou seu treinamento vocal participando de diferentes cursos de Master Classes com Bernadette Manca di Nissa, contralto, e os tenores Carlo Bergonzi e Rockwell Blake. Estuda atualmente com o famoso tenor Giorgi Merighi.

Venceu o International Opera Competition “Terre dei Fieschi 2007” Grondona (Al), recebeu prêmio especial do International Competition em 2007 no “Leoncavallo” Montalto Uffugo (Cs) e o prêmio especial “Francesco Siciliani“ para jovens talentos da ópera. Realizou concerto para o 150º aniversário de G. Puccini na Abadia Caravaggio (Bélgica) junto à soprano Demia Mazzola Gavazzeni. Juntou-se ao barítono Leo Nucci em uma performance beneficente no Teatro G. Fraschini em Pavia. Também interpretou repertório sacro em concertos e solo da Messa di Gloria de G. Puccini e P. Mascagni em Veneza e Tortorna, respectivamente, para o festival Perosiano. Apresentou-se nos últimos anos como protagonista em óperas como Tosca, Ainda, Cavalleria Rusticana, La Bohème, Il Trovator, Pagliacci, Forza del Destino, Madame Butterfly, Don Carlos entre outras em teatros de ópera de países como Itália, Romenia, China, Espanha, Bélgica, França e Guatemala.

Gisele Ganade (Soprano)
Criadora da Cia. Minaz onde atua como diretora musical, regente, preparadora vocal e solista, integrou como cantora os corais do Theatro Municipal de São Paulo. Integrou as Orquestras Jovens de Ribeirão Preto e de Campinas como violista. Foi orientadora de técnica vocal do Coralusp, Madrigal in casa, Coral IBM e Coral Petrobrás. Ministrou oficinas de canto na PUC de Campinas, Conservatório Carlos Gomes de Campinas, Casa da Cultura de Araraquara, Escola Municipal de Música de Jaboticabal, Oficina Cultural Cândido Portinari de Ribeirão Preto, 22º. Festival de Música de Londrina. Atuou como regente, regente coral ou solista em recitais, óperas, musicais e concertos como: La Serva Padrona de Pergolesi, A Flauta Mágica e Bodas de Fígaro de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Pagliacci de Leoncavallo, La Traviata de Verdi, Dido e Aeneas de Purcell, Basculho de Chaminé de Marcos Portugal, a cantata Carmina Burana de Orff, os musicais Ópera do Malandro de Chico Buarque, Saltimbancos de Enriquez, Hair de Rado / Ragni / MacDermot, Queen, Beatles, Missa da Coroação, Missa Brevis em D e Requiem de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi, Missa di Gloria de Puccini, Chorus 10 de Villa – Lobos, Stabat Mater de Rosini tendo sido regida por maestros como Roberto Minczuk, Norton Morosowicz, Claudio Cruz, Abel Rocha e Ricardo Bernardes.

Responde pela curadoria artística do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão junto à ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e pela direção artística do Teatro Minaz e do Festival de Ópera de Ribeirão Preto.

Sobre Achille Picchi
Estudou com José Antonio Bezzan, piano; Camargo Guarnieri, composição e Henrique Gregori, regência. Pianista de carreira nacional e internacional, como solista e camerista. Começou sua atividade profissional de solista e camerista em 1972 e até hoje já realizou aproximadamente 600 concertos e recitais, no Brasil e países europeus. Seu repertório abrange toda a mais importante literatura tradicional do instrumento, além de um grande número de obras de autores nacionais, em cuja literatura se especializou, realizando bom número de primeiras audições, tanto no Brasil como no exterior. Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica de Brasília, 1989-90; regente assistente do Coral Lírico de Teatro Municipal de São Paulo; regente titular da Orquestra Jovem de Brasília, 1989-90. Exerce a regência como convidado, especialmente para ópera. Já realizou inúmeros concertos e dirigiu várias óperas em várias capitais e outras cidades brasileiras, destacando-se Curitiba, Londrina e Belo Horizonte, cidade na qual ganhou o prêmio de melhor regente de ópera do ano por ocasião de sua realização da ópera "Pedro Malazarte", de Camargo Guarnieri (1995). Foi professor de várias instituições superiores, incluindo a Universidade de Campinas, onde criou a cadeira de História da Música Brasileira no curso de graduação.

Em 1996 defendeu seu Mestrado na Universidade de São Paulo (USP): Mário Metaprofessor de Andrade, tema ligado à musicologia nacional, sob orientação do Prof. DR. Celso Favaretto. Atualmente é professor de composição e análise na UNESP (Universidade Estadual de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário