domingo, 30 de março de 2014

PARANÁ PERDE PROFESSOR E INTELECTUAL BELMIRO VALVERDE JOBIM CASTOR

O professor, economista e ex-secretário do Planejamento e da Educação do Paraná, Belmiro Valverde Jobim Castor morreu neste sábado, em Curitiba, aos 71 anos, de um mal súbito do coração.

Nascido em Juiz de Fora e curitibano por adoção, Jobim Castor era bacharel em Direito formado pela então Universidade do Estado da Guanabara e PhD em Administração Pública pela University of Southern California, pela qual recebeu o prêmio Heny Reining, pela melhor dissertação autoral no ano de sua formatura. Também era colunista da Gazeta do Povo desde 1995.

Por três vezes exerceu o cargo de secretário de estado no Paraná. Foi secretário do Planejamento por duas vezes, entre 1975 e 1979 e entre 1983-84. Também foi secretário da Educação, entre 1987 e 1988.

Foi autor do livro "O Brasil não é para Amadores: Estado, Governo e Burocracia na Terra do Jeitinho" (Curitiba: Travessa dos Editores) 2004 - que teve tradução para o inglês e foi lançado também nos Estados Unidos com o título "Brazil is not for Amateurs: Patterns of Governance in the Land of “Jeitinho”" (Philadelphia: X-Libris) 2002.

Em coautoria, participou das publicações "Estado e Administração Pública: Reflexões", com Celio Francisco França, Simon Schwartzman, José Augusto de Souza Peres e Walter Costa Porto (Brasilia:FUNCEP) 1987; "A Reengenharia do Estado Brasileiro", apres. Hamilton Dias de Souza (São Paulo: Editora Revista dos Tribunais) 1995 (capítulo); e "Mapa Geral de Idéias e Propostas para a Nova Constituição", org. Luiz Gutemberg (Brasília: Fundação Petrônio Portella) 1987 (artigo).
Como professor, dava aulas na Universidade Positivo, na FAE Business School, entre outras, e foi professor titular da Universidade Federal do Paraná de 1971 a 2004.

Também se destacava por participar de atividades culturais e comunitárias. Era membro da Academia Paranaense de Letras; Vice-Presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba; Membro do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná; Vice-Presidente da Associação Alirio Pfiffer de Apoio ao Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas de Curitiba; foi presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná. Também foi presidente do movimento Pró-Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário