quinta-feira, 13 de março de 2014

MORRE O ATOR PAULO GOULART

Casado há mais de 50 anos com a atriz Nicette Bruno, ele ficou famoso por seus inúmeros trabalhos em novelas, entre as quais “Plumas e paetês” (1980), “Roda de fogo” (1986) e “O dono do mundo” (1991). Ele também participou de filmes como “Rio zona norte” (1957), “O grande momento” (1958), “Gabriela, cravo e canela” (1983) e “Para viver um grande amor” (1983).
Paulo Goulart morou em Curitiba por um período onde teve o filho, o também ator Paulo Goulart Filho, conhecido como Paulinho.
Bastante seguidor da doutrina espírita, o ator participava de eventos na religião e fez parte do elenco do filme "Nosso Lar".
Biografia
Paulo Afonso Miessa nasceu em 9 de janeiro de 1933 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Seu sobrenome artístico --Goulart-- veio de seu tio, o radialista Airton Goulart.

Mudou-se para São Paulo para estudar química industrial. "Cheguei até o segundo ano [do curso] e descobri minha verdadeira vocação. Graças a Deus, o teatro me tirou da química", disse ele em entrevista, em 2010.

Na capital, fez teste para locutor na Rádio Tupi --anteriormente, havia trabalhado como operador de som e locutor de uma rádio fundada por seu pai no interior. Apesar de não ter passado no teste, foi contratado como ator de rádio por Oduvaldo Vianna.

Logo começou a aparecer também na televisão, na TV Tupi. Em 1952, foi contratado pela TV Paulista para fazer parte da novela "Helena", de Manoel Carlos. No mesmo ano, fez sua estreia no teatro, na peça "Senhorita Minha Mãe".
Em 1953, fundou com a atriz Nicette Bruno, que conheceu no período e com quem veio a se casar em 1954, a companhia Teatro Íntimo Nicette Bruno. Três anos depois, o casal se mudou para o Rio de Janeiro. Os dois passaram ainda por Curitiba, até que voltaram a São Paulo na década de 1960.

Em 1969, Goulart estreou na Globo, em "A Cabana do Pai Tomás". No canal, atuou também em produções como "Verão Vermelho", "Uma Rosa com Amor", "Plumas e Paetês", "Jogo da Vida", "Transas e Caretas", "Roda de Fogo" e "Fera Radical".

Teve também passagens pela TV Tupi --lá atuou em "Éramos Seis" e "Gaivotas"-- e Bandeirantes --fez, por exemplo, "Chapadão do Bugre"--, voltando à Globo.

Na década de 1990, fez "O Dono do Mundo" --interpretou o pai de Antonio Fagundes--, "Mulheres de Areia", "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Zazá".

Na década seguinte, manteve a produtividade e participou de "Esperança", "América", "Duas Caras", "Cama de Gato" e "Morde e Assopra". Goulart teve atuações marcantes também em minisséries, como "O Auto da Compadecida" e "Aquarela do Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário