segunda-feira, 24 de março de 2014

EFEMÉRIDES CULTURAIS DE 2014

Dentro das efemérides de 2014, comemoramos os 100 anos de grandes escritores: da francesa Marguerite Duras, o mexicano Octavio Paz, o norte-americano William Burroughs, o galês Dylan Thomas e os argentinos Adolfo Bioy Casares e Júlio Cortazar.

2014 marca também o centenário de dois gênios da MPB: Dorival Caymmi e Lupcínio Rodrigues. 
 
O baiano compôs pérolas do cancioneiro popular, como “O Que É Que a Baiana Tem?”, “Marina”, “maracangalha” e “Samba da Minha Terra”.

Já o gaúcho escreveu canções de fossa e dramas de amor e paixão memoráveis, como “Nervos de Aço”, “Volta” e “Felicidade”, esta já gravada e regravada por artistas como Caetano Veloso, Paulinho Moska e Zezé Di Camargo & Luciano.

Outro “aniversariante” ilustre é o personagem Carlitos, o adorável vagabundo imortalizado por Charles Chaplin. A primeira vez que o cineasta britânico incorporou o célebre personagem de chapéu redondo, bigodinho e bengala foi no curta Kid Auto Races at Venice, de 1914.

2014 lembra os 50 anos de morte da poeta Cecília Meireles, autora de
Vaga Música.



Lembramos também o ano de 1994 e os 20 anos sem Tom Jobim, Mário Quintana e Ayrton Senna. Em 2014, lembramos os 10 anos da morte do líder político Leonel Brisola.

Vale comemorar os 50 anos de estréia do filme
Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme de Glauber Rocha, que ao lado de Os Fuzis e Vidas Secas, pode ser considerado um dos precursores do Cinema Novo, movimento caracterizado – nas palavras de um de seus idealizadores, o cineasta baiano Glauber Rocha – por “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. 
 
"Yesterday", composta por Lennon e McCartney também completa 50 anos. Foi no dia 14 de junho de 1964 que Paul McCartney entrou no Estúdio 2 de Abbey Road, em Londres, para gravar uma das mais belas e famosas canções do universo pop.

Entre os artistas brasileiros que completam 70 anos estão: Chico Buarque e Nelson Motta e comemoramos os 90 anos do compositor Nelson Sargento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário