sexta-feira, 21 de março de 2014

CD TURMALINA, DO GRUPO AUM







Grupo AUM faz 16 anos e comemora com o lançamento do CD Turmalina


O Grupo AUM comemora suas bodas de turmalina, 16 anos de existência, lançando o CD Turmalina (www.tratore.com.br). A pedra é encontrada numa grande variedade de cores, assim é a variedade sonora desta nova gravação, com um repertório de compositores contemporâneos de várias gerações e estilos, marca do AUM. Uma verdadeira simbiose de música instrumental brasileira e erudita.

O Grupo AUM é formado por Arlete Tironi Gordilho (piano), Liliana Bertolini (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (oboé/corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo), NathCalan (percussão/vibrafone) e Leonardo Labrada (percussão/vibrafone). Em atividade desde 1997, o grupo lançou três CDs:Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes (2001),Os Borulóides (2003) e Postais Paulistanos (2007) e o DVD Cortesia (2011). É sempre bem recebido pela crítica e por músicos renomados, como o Maestro Julio Medaglia por exemplo, que escreveu: “Nunca você vai assistir dois concertos do grupo com a mesma sonoridade. Trata-se de pesquisadores irrequietos, que estão sempre fundindo seus timbres a repertórios e idéias as mais aparentemente incompatíveis”. A Folha de São Paulo confirmou que “O AUM é o intérprete por excelência da música de Villani-Côrtes. A afetuosa afinidade fica muito clara no DVD Cortesia”, enquanto a Revista Bravo salientou, “Um trabalho que persegue a sempre difícil fronteira entre o popular e erudito”.

“A palavra Aum é o símbolo universal do yoga e do hinduísmo. É também o som de um mantra, considerado o mais poderoso de todos”, diz Arlete, a pianista do grupo.
Formado em 1997 por Arlete e Liliana, com o objetivo de mostrar repertório de música erudita, do barroco ao contemporâneo, aos poucos o AUM foi congregando mais músicos e incluindo obras de compositores contemporâneos. Estes, além de fornecer suas partituras, participavam ativamente dos ensaios, gravações e apresentações.


Em Turmalina, temos composições feitas especialmente para o grupo. Jogo dos Espelhos, de Celso Marques, com linguagem contemporânea é uma delas. Tiago Litieri, descobriu o AUM através de Villani-Côrtes e conta que ‘sonhava’ em escrever para esses músicos. Compôs Incelença a um Nobre Tropeiro. Noite Enluarada, de Rodrigo Vitta, também chegou via admiração pelo trabalho do grupo. Trabalhando sobre um tema mitológico grego, Paulo Maron aproveitou e compôs a suíte Olimpus, especialmente para eles.  

Mas Turmalina não é um álbum só de inéditas, nele o grupo mostra também suas preciosas execuções de Mantiqueira de Nelson Ayres, e de ‘clássicos’ contemporâneos como Mulher Rendeira (Zé do Norte), Lampião de Gás/Tristeza do Jeca (Zica Bergamini/Angelino de Oliveira), arranjados por Celso Marques. A faixa Toca Adoniran! (Trem das Onze/Samba do Arnesto/Tiro ao Álvaro), em que Alexandre Daloia, tal qual um alfaiate musical, vestiu Adoniran Barbosa de AUM. E para terminar, o Baião de Edmundo Villani-Côrtes.
Sete músicos e sete compositores fazendo o que mais amam: música!

 Artista Grupo AUM – CD Turmalina (Independente) – Preço R$ 20,00
Distribuidora Tratore (www.tratore.com.br) - ( (11) 3085 1246

| imprensa | Tambores Comunicações |
| (11) 3052 0123 / 3887 7430 | tamborescom@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário