quinta-feira, 13 de março de 2014

ARTISTA BEN NA GALERIA TEMPLON

Ben abriu dia 1º de março a exposição performática "La théorie de l'ego", na Galeria Daniel Templon, na França.
Ben é representado por Galerie Daniel Templon desde 1970 e apresenta uma nova exposição no espaço Impasse Beaubourg sobre o tema do ego. O show combina peças históricas com trabalhos recentes e inéditos.
Esta exposição serve para apresentar seu livro, La théorie de l'ego [A Teoria do Ego], um primeiro passo para explicar a relação entre o universo eo ego.
A exposição está dividida entre uma abordagem de suspensão tradicional, alternando uma pintura antiga da década de 1960 com um espelho, ou uma outra possibilidade, que envolvem o uso de uma série histórica de dotações de 1960. Esculturas vivas - a morte - buracos - terrenos baldios - caixas misteriosas - deus - outras pessoas - luz - pinturas de outras pessoas, etc.
 
Bem define a escolha pela Templon, explicando “que enquanto muitas galerias me vêem apenas como provocador, Daniel Templon, que tem exposto o meu trabalho desde 1970 na Rue Bonaparte, sempre considerou-me um pioneiro da arte conceitual, fazendo uso da escrita e da verdade à frente de muitas outras artistas na década de 1970. Daniel Templon produziu a primeira edição das dotações em 1972, que fazem parte da coleção Staatliches Museum Schwerin e que Jon Hendriks do MOMA exibiu durante a minha retrospectiva MAC em Lyon”.
Nascido em 1935 em Nápoles, em 1949, Ben Vautier chegou em Nice, onde ainda vive e trabalha. Ele começou a fazer nome em 1959, graças à sua "loja de miscelânea, um local para reuniões e exposições." Um dos fundadores do Fluxus movimento na década de 1960, ele afirma que tudo é arte e que tudo é possível no art.
Uma figura de destaque na cena artística francesa, provocante e inovador, difícil de categorizar, ele é conhecido principalmente por suas atuações, exibido pela primeira vez na década de 1950, e os seus aforismos caligráficos-textos.
Suas características de trabalho em coleções do mundo mais importantes públicas e privadas, incluindo o nacional d'art moderne Musée - Centro Georges Pompidou em Paris, o MOMA, em Nova York, Walker Art Center, em Minneapolis, Museu Kunst Stiftung Ludwig Moderner em Viena e Museu Stedelijk de Amsterdam. O contemporain d'arte Musée em Lyon realizou uma grande retrospectiva de seu trabalho em 2010. O artista está intimamente envolvido em assuntos atuais e fundou um "centro mundial de questionamento" em 2012, a Fondation du Doute em Blois, que organiza exposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário