segunda-feira, 24 de março de 2014

ARTIGO SOBRE O CD TURMALINA, DO GRUPO AUM

O CD Turmalina, do Grupo AUM é celebração e raízes fincadas no Brasil e na excelência da música produzida nestes trópicos.

Seguindo os objetivos de uma trajetória musical que merece ser contada e ouvida, o AUM reafirma o interesse na investigação estética de compositores e arranjadores brasileiros contemporâneos: Rodrigo Vitta, Celso Marques, Taigo Litieri, Paulo Maron, Nelson Ayres, Alexandre Daloia e Edmundo Villani-Côrtes.

Canções de Zé do Norte, Zica Bergami e Angelino de Oliveira e o samba paulista de Adoniran Barbosa são revisitados.

O CD traz a sonoridade da ousadia e da experimentação em peças como a enigmática e bela Paisagens Brasileiras nº 9 - Noite Enluarada, de 2011, do paulista Rodrigo Vitta, autor premiado e executado no Brasil e no exterior.

Incelença a um nobre tropeiro, do jovem Tiago Litieri (1982) nos remete às rezadeiras nortistas e nordestinas que lamentam e sofrem com as famílias enlutadas em suas ladainhas e rezas. O contrabaixo é o instrumento que percorre a peça numa verdadeira romaria mística.

Celso Marques é flautista e saxofonista e destaca sua presença nos arranjos das conhecidas Mulher Rendeira, Lampião de gás e Tristeza do Jeca. Marques é também o autor da obra mais contemporânea do disco: Jogo dos espelhos.

A suíte Olimpus, de 9 movimentos, é também bastante contemporânea e se utiliza das mais diferentes técnicas de composição para sugerir características de deuses como Zeus, Artemis, Afrodite e Apolo. Seu autor é Paulo Maron.

Alexandre Daloia fez os deliciosos arranjos para 3 sambas de Adoniran Barbosa, que precedem no mesmo balanço o Baião de Edmundo Villani-Côrtes, compositor sempre presente nos discos do AUM e cuja obra merece ser visitada pelo público brasileiro.

O CD Turmalina é realmente uma festa e celebra o talento de nossos criadores e do músico brasileiro através de Clóvis Camargo (contrabaixo); Liliana Bertolini (flauta); Leonardo Labrada (percussão); Nath Calan (percussão); Gilson Barbosa (oboé e corne inglês); Arlete Tironi (piano) e Hélcio de Latorre (flauta e flautim).

O CD é distribuído pela Tratore.

Concertos, a história e os CDs podem ser conhecidos em:

www.grupoaum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário