terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

POR QUE DEVERIA TER DESFILE DE CARNAVAL EM LONDRINA? UM ARTIGO DE VALDIR GRANDINI

Do blog do jornalista Zé Otávio, divulgamos o artigo escrito por Valdir Grandini sobre o carnaval de Londrina:

Conheça o blog de Zé Otávio: http://blogs.odiario.com/zeotavio/2014/02/24/carnaval-de-londrina-2/

POR QUE DEVERIA TER DESFILE DE CARNAVAL EM LONDRINA?

- Porque o carnaval é uma festa convergente, que envolve, que dá vazão à criatividade popular. Goethe disse entusiasmado que o carnaval é uma festa que o povo dá a si mesmo. E nosso Joãosinho Trinta dizia sempre que podia chover canivete, mas esse espetáculo nunca poderia parar…

- Não faz sentido gente que atua em outras linguagens artísticas considerar merecer recursos do fomento cultural e dizer que o carnaval não mereceria, por acha-lo carecedor de qualidade, ou porque o consideram manifestação artística de menor importância. Qualidade se melhora fazendo. Isso vale para TODAS as manifestações artísticas. Artistas que se distanciam do espírito popular, lembrou Brecht, provocam que o povo deixe de viver a arte como coisa humana.

- Tem quem diz que as escolas de samba deveriam levantar recursos próprios durante todo ano para realizar o desfile. Tudo bem. O conselho é válido, inclusive para todas as áreas e eventos culturais, não é mesmo? Mas também é válido realçar a importância de recursos públicos para eventos e projetos de teatro, música, dança, literatura, artes plásticas, carnaval, etc. etc. Essa é a forma de garantir que a população tenha canais de criação e fruição da diversidade expressiva, não é?

- Enquanto estive(mos) na Secretaria de Cultura, de 2001 a 2008, ampliamos os recursos e incentivamos a organização das escolas de samba. Houve um bom impulso. Outras coisas poderiam ter sido alcançadas, mas não deixamos os problemas nos afastarem da importância e da festa do carnaval. Isso não!

- Falta gestão técnica? Falta profissionalismo? Faltam documentos? Pode ser que sim. E isso é ruim. Mas não pode faltar boa vontade. Se nesse 2014 não houver desfile, em 2015 tem que haver. E é preciso respeito e boa vontade com quem produz e gosta de carnaval. “A cultura é de todos, devemos começar por aí”, dizia Raymond Willians, um dos maiores expoentes dos estudos culturais. Ou como disse nosso Mário de Andrade, diante da festa do carnaval:

“Tremi de frio nos meus preconceitos eruditos
Ante o sangue ardendo povo chiba frêmito e clangor.”

Valdir Grandini
Jornalista, Produtor Cultural e Ex-Secretário de Cultura de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário