sábado, 22 de fevereiro de 2014

PERFIL: AUTOR MANOEL CARLOS

No ar com a novela EM FAMÍLIA, Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, mais conhecido apenas como Manoel Carlos ou simplesmente Maneco nasceu em São Paulo a 14 de março de 1933.

Seus trabalhos são conhecidos por retratar a sociedade carioca contemporânea, principalmente no bairro do Leblon. É pai da atriz Júlia Almeida.

Um dos pioneiros da televisão brasileira, iniciou sua carreira na década de 1950, fez parte no Grande Teatro Tupi, na extinta Tv Tupi, dirigido por Sérgio Britto, Fernando Torres, e Flávio Rangel, no ar por mais de dez anos.

Dirigiu e produziu programas como a Família Trapo, exibida na Rede Record no final dos anos 19601 , Esta Noite se Improvisa, O Fino da Bossa (com Elis Regina) e a primeira fase do Fantástico, entre 1973 e 1976.

Em 1978 escreve sua primeira telenovela: Maria, Maria, seguida por A Sucessora, ambas adaptações literárias . Em 1980, atua como colaborador de Gilberto Braga em Água Viva , um clássico das telenovelas que abordava justamente os conflitos da burguesia e da classe média cariocas, temática que permearia toda a sua obra desde então, como pode se verificar logo em Baila Comigo (1981), sua primeira novela das 20h e sua primeira Helena .

Em 1982, larga Sol de Verão pela metade, abalado com o falecimento de Jardel Filho, protagonista da novela e seu amigo pessoal . A novela foi concluída por Gianfrancesco Guarnieri e Lauro César Muniz e saiu do ar antes do previsto.

Sai da Rede Globo em seguida, escrevendo duas tramas na Rede Manchete: a minissérie Viver a Vida, em 1984, e a novela Novo Amor, em 1986 . Em 1989, escreve a minissérie O Cometa, na Rede Bandeirantes.

Volta para a Globo em 1991, quando escreve a novela Felicidade, que foi uma livre adaptação da obra de Aníbal Machado e teve a primeira mulher a frente de uma direção geral, Denise Saraceni.

Seguem-se: História de Amor (1995) que foi uma comemoração dos trinta anos de carreira da atriz Regina Duarte que pela primeira vez interpretava um papel nesse horário das 18 horas e essa foi também sua primeira de 3 Helenas.

Laços de Família em 2000 abordava a leucemia que ganhou o merchandising social; Por amor (1997/1998) retomava o tema do sacrifício que uma mãe é capaz de fazer pelos filhos, como na novela anterior História de amor.

Mulheres apaixonadas foi o grande sucesso de 2003 e teve temas fortes como lesbianismo, preconceito social e contra os idosos, celibato, alcoolismo, violência doméstica, traição, câncer, romance entre mulheres mais velhas e jovens rapazes, o tormento provocado pelo ciúme e outros.

Em 2006 escreveu o sucesso Páginas da Vida em que retratava novamente Regina Duarte como sua Helena, uma médica forte e determinada que resolve cuidar de uma criança portadora de síndrome de Down que fora rejeitada pela avó, a perversa Marta, interpretada brilhantemente por Lilia Cabral.

Em 2009 escreve Viver a Vida novamente com o bairro do Leblon como cenário principal e Taís Araújo como a Helena da vez.

 

Bossa Nova

Em suas novelas se tornou marcante trilhas sonoras com grandes sucessos da Bossa Nova, como: "Sei lá... A vida sempre tem razão!", de Vinícius de Moraes, cantada por Tom Jobim, Chico Buarque e Miúcha na abertura de Viver a Vida; Falando de Amor, composição de Tom Jobim que embalou a abertura de Por Amor; "Wave", também composta por Jobim, em sua versão instrumental feita para a abertura de Páginas da Vida; "Corcovado" (Quiet Nights), presente na abertura de Laços de Família; e "Pela Luz dos olhos teus", eternizada na abertura de Mulheres Apaixonadas, outro sucesso nas vozes de Tom e Miúcha. Em família, traz o clássico "Eu sei que vou te amar" (Tom e Vinicius) na voz de Ana Carolina.

 

 

 

Trabalhos na Literatura Brasileira

1958 - Fernando Pessoa: uma luz sobre vários poetas

1982 - Bicho alado

2001 - Presença de Anita - roteiro da minissérie

2005 - Off: uma história de teatro

2006 - A arte de reviver

Prêmios

1996

"Troféu Imprensa" - melhor novela: História de Amor (indicação)

1997

"Prêmio Contigo" - melhor novela: Por Amor

"Prêmio Contigo" - melhor autor

"Troféu Imprensa" - melhor novela: Por Amor

"APCA" - melhor novela: Por Amor

2001

"Prêmio Contigo" - melhor minissérie: Presença de Anita

"Festival Latino Americano de Cine, Vídeo e TV de Campo Grande" - melhor novela: Laços de Família

"Festival Latino Americano de Cine, Vídeo e TV de Campo Grande" - melhor autor

"Troféu Internet" (SBT) - melhor novela: Laços de Família

"Troféu Imprensa" - melhor novela: Laços de Família

2003

"Troféu Imprensa" - melhor novela: Mulheres Apaixonadas

"Prêmio Contigo" - melhor novela: Mulheres Apaixonadas

"Prêmio Contigo" - melhor autor

"Prêmio Conta Mais" - melhor novela: Mulheres Apaixonadas

"Prêmio Qualidade Brasil" SP - melhor novela: Mulheres Apaixonadas

"Prêmio Qualidade Brasil" SP - melhor autor

"Prêmio Qualidade Brasil" RJ - melhor novela: Mulheres Apaixonadas

"Prêmio Qualidade Brasil" RJ - melhor autor

"Troféu Leão de Ouro" (atual "Troféu Leão Lobo") - melhor novela: Mulheres Apaixonadas

"Troféu Leão de Ouro" (atual "Troféu Leão Lobo") - melhor autor

2006

"Prêmio Contigo" - melhor novela: Páginas da Vida

"Prêmio Contigo" - melhor autor

"Troféu Internet" (SBT) - melhor novela: Páginas da Vida

Troféu Imprensa" - melhor novela: Páginas da Vida

"Prêmio Extra de Televisão" - melhor novela: Páginas da Vida

2009/2010

"Prêmio Contigo" - melhor série: Maysa - Quando Fala o Coração

"Prêmio Quem Acontece" - melhor autor: Maysa - Quando Fala o Coração

"Prêmio Extra de Televisão" - melhor série: Maysa - Quando Fala o Coração

"Troféu Raça Negra" - prêmio especial: Viver a Vida

"Top Of Business" - melhor autor: Viver a Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário