quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cândido discute a ausência de humor na literatura brasileira contemporânea

A literatura, no Brasil, é coisa séria. Basta olhar qualquer lista de livros mais vendido para perceber: tem de tudo, menos obra de humor. Qual o motivo para isso? Estudiosos, pesquisadores e escritores foram entrevistados e a resposta está em uma ampla reportagem que, já no título, desvenda o estado de espírito de nossos escritores: “De cenho franzido”. Por que o humor da realidade não entra na ficção tupiniquim? O escritor e tradutor Ernani Ssó tem uma opinião: “Acho que, em geral, as pessoas são bem-humoradas, não só no Brasil. Basta conversar com qualquer uma num bar. O diabo é que, no momento em que a pessoa pega uma caneta ou senta diante de um teclado, baixa um santo tenebroso e ela já se imagina tomando chá na academia.”

O assunto é polêmico, divide opiniões e a professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Raquel Beatriz Junqueira Guimarães defende, em entrevista exclusiva para o jornal, que há humor sim na literatura produzida no Brasil. Já o prosador Mario Prata entra em cena com um texto inédito no qual trata do assunto, humor na literatura, a partir de um episódio que pode ter acontecido, ou não, com uma grande personalidade da cultura brasileira.

A edição conta com duas reportagens, uma sobre a história da escrita e publicação de O Ateneu, clássico de Raul Pompéia (na seção Making of) e outra a respeito da relação, mais do que estreita, entre fotografia e texto literário. Há uma entrevista com José Luiz Passos, vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2013, e outra com Adriane Garcia, vencedora do Prêmio Paraná de Literatura 2013 na categoria poesia, além de poemas de Ademir Demarchi, da já mencionada Adriane Garcia, de Mário Alex Rosa, de Veronica Stigger e um conto inédito de Miguel Sanches Neto.

Serviço:
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário