segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MÚSICA PERDE CLAUDIO ABBADO

O maestro italiano Claudio Abbado, que dirigiu as principais orquestras do mundo, faleceu nesta segunda (20) em Bolonha, no norte da Itália, aos 80 anos.

Nascido em Milão, filho de pai violinista e e mãe pianista, em 1958 estreou como diretor em Trieste, para passar depois ao Teatro de Scala de Milão.



O italiano foi também diretor da Orquestra Sinfônica de Londres, da Ópera do Estado de Viena e da Filarmônica de Berlim.



Ele era visto na Itália como um diretor "revolucionário" por seus projetos para levar a música clássica às prisões e pediatrias de hospitais. Considerava que "a educação musical é, na realidade, a educação do homem".



Em 2010, dirigiu a Orquestra Juvenil Simón Bolívar, na Venezuela, e impulsionou e apadrinhou o jovem diretor venezuelano Gustavo Dudamel.



O maestro recebeu vários prêmios, como o título de Cavalheiro da Grande Croce italiana (1988) e a Cruz da Legião de Honra francesa (1989), além dos títulos "honoris causa" das Universidades de Ferrara (Itália) e Cambridge (Reino Unido).



Em agosto de 2013,se tornou senador vitalício com uma nomeação do presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, e em dezembro anunciou que renunciava ao seu salário parlamentar para dedicá-lo ao financiamento de bolsas de estudos para jovens músicos da pequena cidade de Fiesole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário