terça-feira, 7 de janeiro de 2014

MORRE RUN RUN SHAW, NOME CHAVE DO CINEMA ASIÁTICO

O magnata Run Run Shaw, uma das grandes figuras da indústria cinematográfica da Ásia, morreu nesta terça-feira aos 106 anos de idade na ilha de Hong Kong, informou a emissora local TVB, de propriedade do empresário e a primeira livre de Hong Kong.

Shaw fundou junto com um de seus irmãos a companhia Shaw Brothers Studios –estabelecida em 1958–, com a qual produziu quase mil filmes e conseguiu divulgar o kung fu para o mundo através do cinema, além de definir a sétima arte no mundo asiático.

Entre os filmes mais conhecidos produzidos por seus estúdios, estão o premiado "The Magnificient Concubine" (1962) e "Espadachim de um Braço" (1967), que estabeleceram recordes de bilheteria em Hong Kong e tiveram várias continuações.

Além de sua presença destacada na Ásia, o magnata das comunicações também contribuiu para o mundo do cinema em outros continentes, através do financiamento do mítico filme "Blade Runner, o Caçador de Androides".

Com seus estúdios e a abertura da TVB, em 1967, é considerado uma das figuras chave da cultura de Hong Kong e de toda Ásia.

Shaw foi condecorado pela rainha Elizabeth 2ª em 1974 e também fundou os prêmios que levam seu sobrenome e que prestam homenagem às conquistas científicas na Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário