terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ARTIGO: NELSON NED E A SUPERAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

O Brasil é um país estranho para certas coisas.

E às vezes mostra sua cara...

Em outras, prefere não ver sua cara...

A saúde frágil de Nelson Ned (principalmente desde o AVC de 2003); seu sucesso absoluto na América Latina e os preconceitos que o cercavam nos círculos mais intelectualizados da música brasileira nos levam a concluir que este homem além de tudo foi um herói.

Ned superou seus dramas pessoais e se colocou como ídolo romântico popular no Brasil com sua potência vocal e sensibilidades únicas para captar os sentimentos que cercam uma paixão: a fuga, o abandono, a tristeza e a entrega desesperada.

Como cantor e compositor, ele ganhou fortuna; viveu grandes amores; lotou estádios de futebol e vendeu 45 milhões de discos. Uma única canção (Tudo Passará) foi gravada 40 vezes pelo mundo.

Claro que seu drama físico e as críticas em seu país fizeram com que vivesse intensamente e se jogasse na vida de bebidas, drogas e mulheres de maneira louca e exagerada.

Claro que perdeu dinheiro e a saúde ficou ainda mais frágil.

Mas não perdeu o que um artista mais preza: o carinho dos fãs, a inspiração e a voz poderosa.

E a polêmica: Nelson Ned foi polêmico mesmo quando se converteu à religião evangélica, momento em que abria sua vida e coração nas entrevistas.

Jô Soares sempre recebia Ned em seu programa e em cada entrevista, revelações e a fascinante personalidade do homem que interpretou a canção com os olhos fechados para o mundo que o criticava.

Com os olhos abertos para a beleza do ser.

Para ser a voz dos entristecidos e mal amados.

Para ser rotulado de brega (como o foram Wando, Odair José, Fernando Mendes, Amado Batista, Reginaldo Rossi e Waldick Soriano) e depois virar cult para a juventude universitária.

Certa vez, afirmou que grandeza de um homem é do tamanho da fé que este homem possui.

Ned é de um Brasil tão imenso quanto a ignorância da "intelizencia". E por ser grande demais (continental), o Brasil permitiu que ele fizesse sucesso mesmo com parte da mídia e dos círculos pensantes da cultura nacional torcendo o nariz para o que Ned tinha a oferecer.

Eles passarão...

Ned: passarinho!

 

Aldo Moraes/Músico
composermoraes@hotmail.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário