quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Valêncio Xavier ganha especial na edição de dezembro do jornal Cândido

O jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, dedica sua 29ª edição ao escritor paulistano, que passou grande parte de sua vida em Curitiba, Valêncio Xavier (1933-2008). Inclassificável, o autor deixou uma obra transgressora e experimental. O mez da grippe (1981), por exemplo, foi apontado por Décio Pignatari como o romance mais inventivo das Américas naquele contexto.

Após cinco anos sem o genial Valêncio Xavier, como ele mesmo se autodenominava, seu legado faz eco. Nas universidades, multiplicam-se estudos sobre sua obra. A professora Ângela Maria Dias, da Universidade Federal Fluminense (UFF), é autora do artigo que comenta os procedimentos do autor a partir de Rremembranças da menina de rua morta nua (2006), o último livro organizado por Valêncio ainda em vida.


Já a reportagem de Marcio Renato dos Santos recupera fragmentos do percurso do escritor, que flertou com o cinema, escreveu em parceria com o artista Poty Lazzarotto, dirigiu equipamentos públicos, atuou na televisão e no jornal Gazeta do Povo.

Cândido publica ainda um texto que Valêncio produziu para um jornal curitibano, sobre o período de férias e carregado de seu humor característico. Amigos e interlocutores do autor estão presentes, por meio de depoimentos, dando a real dimensão de um autor múltiplo.

Completam a edição de dezembro a transcrição do último encontro de 2013 do projeto “Um escritor na biblioteca” em 2013, que recebeu o gaúcho Michel Laub, inéditos de Luiz Ruffato e Otavio Linhares, além de uma longa entrevista com a escritora Zulmira Ribeiro Tavares.

Serviço:
O
Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba, em todas as bibliotecas e escolade (de ensino médio) do Estado. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário