domingo, 15 de dezembro de 2013

MANDELA: O LEGADO HUMANISTA

O enterro de Mandela daqui algumas horas no povoado de Qunu, Pretória, na África do Sul encerra um dos mais importantes e simbólicos gestos do século XX.

Um século que viu duas sangrentas guerras mundiais; revolução sem paralelo nas artes e na tecnologia; ascenção e queda de governos ditatoriais, o surgimento do cinema e o reconhecimento da cidadania, da questão de gênero e da infância como vitais para a qualidade da vida humana.

Um século que valeu por mil anos e que apesar dos avanços e das lutas por um mundo melhor, conta nos dedos os homens que levaram até o fim o legado pacifista como instrumento de transformação da sociedade.

Mandela foi um destes homens.

E teve o privilégio de conhecer homens e mulheres tão profundos em sua prática e mensagem de paz como ele: Desmond Tutu, João Paulo II, Dalai Lama, Lady Diana e Madre Teresa de Calcutá.

Hoje, dia 16 de dezembro é uma data de reflexão.

E apesar da celebração que se faz pela trajetória deste sul africano excepcional, é também um dia triste. Fecha-se o pano e o século XX se encerra para o último grande líder político e humanista.

Este casamento entre a política e dedicação ao ser humano nem sempre é fácil. Mandela fará falta num mundo que se fechou para o diálogo, o convívio e a admiração mútua entre as pessoas. Mandela fará falta por que embora possa nos inspirar, sua presença física era o símbolo de uma trajetória moldada na perseverança e tolerância com seus opressores.

Mandela fará falta porque o mundo, este mundo em que vivemos hoje é um pouco mais egoísta, conservador e quadrado.

Mandela faria falta em qualquer época, mas no mundo de hoje a falta de homens com esta dimensão é insuportável.

Que seu exemplo nos estimule ao diálogo constante em todos os dias!

Aldo Moraes (composermoraes@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário