domingo, 8 de dezembro de 2013

CINEMA FRANCÊS PERDE EDOUARD MOLINARO, DIRETOR DO ANTOLÓGICO "GAIOLA DAS LOUCAS"

O diretor de cinema francês Edouard Molinaro, conhecido por filmes como "A Gaiola das Loucas" e "Fuja Enquanto é Tempo", morreu no sábado em Paris aos 85 anos em consequência de problemas pulmonares, informaram os meios de comunicação locais.

Nascido em Bordeaux em 1928, Molinaro teve uma longa carreira, na qual trabalhou com alguns dos intérpretes mais destacados da cinematografia francesa, como Jeanne Moreau, Louis de Funès, Lino Ventura e com o cantor e ator Jacques Brel, que dirigiu em "Meu Tio Benjamin".

Seu primeiro longa-metragem foi "Dos Au Mur", com Gérard Oury e Jeanne Moreau, filme que foi louvado pela crítica pela novidade que apresentava na linguagem cinematográfica.

Depois vieram vários filmes do gênero policial, como "Caçada no Asfalto" (1959) e "A Estranha Morte de Belle" (1960).

E desde a década de 60, o diretor se dedicou a um cinema popular que o fez merecer um enorme êxito dentro e fora de seu país; foram filmes como "Fuja Enquanto É Tempo" e seu trabalho com Funès e Ventura os que o levaram ao êxito de público que culminou com "Gaiola das Loucas" em 1978.

Este filme protagonizado por Ugo Tognazzi e Michel Serrault conseguiu duas nomeações aos prêmios Oscar e foi a adaptação da obra de teatro de Jean Poiret; o filme teve duas sequências (em 1980 e 1985), foi convertido em musical na Broadway e um remake nos Estados Unidos, protagonizado por Robin Williams, o fez renascer em 1996.

No total, Molinaro dirigiu 50 trabalhos para o cinema e a televisão e seu último foi realizado em 2005, "Une Famille Pas Comme lhes Autres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário