segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tatuí: Percussionistas elegem repertório desafiador para conclusão de curso no Conservatório de Tatuí

Os alunos Enzo Ferreira de Paula Junior, Leonardo de Souza Pedro, Pedro Vercelino e Priscila Pereira de Andrade, estudantes do curso de percussão do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Estado da Cultura e Governo de São Paulo – escolheram repertório desafiador para o recital de conclusão de curso. A apresentação, que será realizada na quinta-feira, 14, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, tem entrada franca.

O recital tem coordenação de Luis Marcos Caldana e orientação dos professores Agnaldo Silva, Luis Marcos Caldana e Silvia Zambonini Soares. O programa traz 19 composições, nas quais os estudantes têm oportunidade de utilizar diferentes instrumentos da família de percussão.

Como solista, Enzo de Paula Junior apresentará obras de Elliott Carter (V. Improvisation), Alice Gomez (Marimba Flamenca), Arthur Lipner (Crystal Mallet) e Willian J. Schinstine (The All State Drummer).  Com Leonardo de Souza Pedro, Enzo faz duo na peça “Statement for solo Percussion”, de Lynn Glassock.
O aluno Pedro Vercelino apresentará como solista composições de Michael Burritt (Prelude N° 5), Elliot Carter (VII Cannaries), Tim Huesgen (Trilogy) e Bent Lyllof (Arhus Etude N° 9). Já Leonardo de Souza Pedro, apresenta American Suite (de Guy G. Gauthreaux), Suite for Timpani (de David Mancini) e Âmago (de Rui Carvalho). Ao lado do professor Luís Marcos Caldana, ele apresenta a obra “Cage” (de Fernando Iazzetta).

A aluna Priscila Pereira de Andrade apresenta como solista obras de Warren Benson (Three Dances), William Kraft (V Gigue), David Friedman (Midnight Star) e John Beck (Sonata for Timpani). Ao lado de Bruna Antunes Ferreira, que faz participação especial ao piano, ela apresenta “Tambourin Chinois”, de Fritz Kreisler. O concerto termina com o trio de marimbas na obra “Rhythm Song”, de Paul Smadbeck, apresentada por Vercelino, Priscila e Souza Pedro.

SERVIÇO
Recital de Conclusão de Curso da Área de Percussão
Enzo Ferreira de Paula Junior, Leonardo de Souza Pedro, Pedro Vercelino e Priscila Pereira de Andrade, percussão
Agnaldo Silva, Luis Marcos Caldana e Silvia Zambonini Soares, professores responsáveis
Luis Marcos Caldana, coordenação
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013
20h30 . Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Bilheteria: de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias de eventos das 18h às 21h.
Informações: 15 3205-8444

Link para download de foto em alta resolução:


Informações à imprensa
Deise Juliana Voigt / (15) 3205-8464 / (15) 9613-1922

Mais informações à imprensa
Secretaria de Estado da Cultura
Juliana Petroni –  jpetroni@sp.gov.br / (11) 2627-807


SAIBA MAIS

ENZO FERREIRA DE PAULA JUNIOR - Natural de Bauru, iniciou seus estudos aos 16 anos no projeto Guri da cidade de Bauru tendo aulas com Everton "Barba" no ano de 2003. No ano seguinte, ingressou na Banda e Orquestra Municipal de Bauru, participando eventualmente de apresentações com a Orquestra Véritas e Big Band Municipal de Bauru. 

Em 2006 assumiu a liderança de naipe da Banda e Orquestra de Bauru e no ano seguinte ingressou no Conservatório de Tatuí, tendo aulas com Agnaldo Silva em seu primeiro ano de estudos e posteriormente com Silvia Helena Zambonini Soares. Graduou-se professor em Letras pela USC (Universidade Sagrado Coração) e concluiu sua especialização em Educação Musical também pela mesma universidade. Participou do Curso de Férias de Tatuí, Festival de Música de Ourinhos, entre outros. Como percussionista atuou sob regência de maestros como Marcelo Jardim, Marcelo Maganha, Pablo Dell'Oca Sala, Roberto Soares e João Carlos Martins em apresentações pelo Estado de São Paulo. 

Já participou de apresentações com Adilson Godoy, Rosa Torlon, Rogério Tutti e Sergio Reis. Atualmente é professor no projeto Guri de Pederneira e atua como chefe de naipe da Banda e Orquestra de Bauru, e da Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista.

LEONARDO DE SOUZA PEDRO - Natural de Tatuí, iniciou seus estudos de música na Banda Municipal Ternura Tatuí com 12 anos de idade sob a regência do maestro Marcelo Aparecido Afonso e do professor de percussão Claudionor Alves de Oliveira. No final de 2007, ingressou no curso de percussão sinfônica do Conservatório de Tatuí tendo aulas com Agnaldo Silva. Iniciou aulas de práticas de conjunto na Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí sob a regência de José Antônio Pereira. 

 Fez várias participações especiais com a Orquestra Infantil do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, Grupo de Metais do Conservatório de Tatuí e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí – este último sob a regência de Luis Marcos Caldana. Mais tarde, em 2009, passou a integrar a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, sob o comando dos professores Adalto Soares e Silvia Zambonini Soares. Com a Lyra Tatuí participou do Coreto Paulista – VI Curso de Férias em Tatuí para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Banda, tendo aulas com Ricardo Appezzato. 

No mesmo ano, com a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, realizou turnê pela Europa, passando pela Alemanha, Holanda e Espanha, apresentando-se em importantes casas de concertos. Ainda com o mesmo grupo, subiu aos palcos dos mais importantes teatros do país, em importantes festivais de música do Brasil, como Festival Villa-Lobos (RJ), Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP), Festival de Londrina, no qual participou de duas edições como músico bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem de Votorantim sob a regência de Daisuke Soga (Japão). 

No mesmo festival, participou de aulas de percussão sinfônica ministrada pelos professores Pedro Sá (RJ), Janaina Sá (RJ) e Marcelo Casa Grande (PA). Participou do 3º Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba em 2012, atuando na orquestra do festival e participando de aulas de percussão sinfônica com o canadense Morris Palter. Ainda em 2012, com a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, participou do 4º Encontro Internacional de Metais do Conservatório de Tatuí, sob regência de Will Sanders (Holanda). 

Como integrante da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, fez participação especial com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo realizando o solo de caixa da peça de Jan Van der Roost “Singapura Suíte”. Em 2012, concluiu o curso de musicalização de flauta doce do projeto Yamaha Sopro Novo. Participou do 5º Encontro Internacional de Percussão do Conservatório de Tatuí, tendo participado de masterclasses com Rusty Burge (EU), Manuel Rangel (Venezuela), Heri Brandino (SP), Gilmar Goulart (RS), Drumming Duo, Chanquito (Cuba), Aquiles Priester (SP). Atualmente é percussionista do Grupo Jovem de Percussão do Conservatório de Tatuí, Orquestra de Metais Lyra Tatuí e atua como percussionista convidado na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatui. 

PRISCILA PEREIRA DE ANDRADE - Natural de Campinas (SP), iniciou seus estudos musicais de percussão e bateria em 2002 tendo aulas com Valter R. de Oliveira e Renato L. de Souza, no Centro de Educação Municipal de Hortolândia, onde atualmente é professora na área de percussão sinfônica. Em 2006 participou do projeto Unibanda na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no curso de percussão sinfônica sob a orientação de João Bosco Stecca, participando de várias bandas e orquestras amadoras. 

Atuou como solista (xilofone) frente à Banda Sinfônica Municipal "Dorival Gomes Barroca" e Banda Sinfônica de Nova Odessa "Professor Gunars Tiss". Atualmente cursa Percussão Sinfônica no Conservatório de Tatuí, sob orientação de Luiz Marcos Caldana. Na mesma instituição, frequentou aulas com Agnaldo Silva. Atua no Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, grupo camerístico Sopro de Prata e Turuntuntun do CEMMH, além da Orquestra Jovem de Sopros e Percussão do CEMMH. 

PEDRO VERCELINO - Natural de Casa Branca (SP), iniciou sua carreira musical bem cedo, tocando em bandas de baile, barzinhos e festivais. Foi integrante da Fancabra (Fanfarra de Casa Branca) de 2002 a 2004, na qual iniciou seus estudos teóricos e de percussão sinfônica com Marcos Damasceno. Em 2006, já aos 18 anos, estudou bateria com Gustavo Colucci no Instituto de Música em Ribeirão Preto. Em 2008, iniciou os cursos de bateria e percussão MPB/Jazz e percussão sinfônica no Conservatório de Tatuí. 

No ano de 2010 passa a integrar como aluno bolsista o grupo de Percussão de Conservatório de Tatuí, tendo sido em 2011 e 2012 integrante como aluno bolsista da Big Band do Conservatório de Tatuí, com a qual se apresentou com diversos nomes da música instrumental brasileira como Vinicius Dorin, Mario Campos, Daniel Barry (EUA), Nelson Faria, Nenê Trio, Spok e Adelson Silva entre outros. Nesta mesma época, participou dos festivais “Painel Instrumental” sendo premiado nas três edições (2010, 2011 e 2012) como melhor aluno de percussão do festival. 

Em 2011 participou como músico convidado no show do Changuito (José Luis Quintana), dentro do V Encontro Internacional de Percussão realizado no Conservatório de Tatuí. No ano de 2011 integrou a Big Band Out Side e Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, se apresentando ao lado de Yaniel Matos (Cuba) e Thiago do Espírito Santo. Em 2012 fundou o Quarteto Repercussão, lançando-se como compositor. Neste mesmo ano foi premiado com a melhor obra original no IV Prêmio Incentivo de Música de Câmara com a sua primeira obra, “Orbital”. 

Também participou como convidado em diversos grupos dentro e fora do Conservatório de Tatuí, como a Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Coro Sinfônico, Cia. de Teatro etc. Teve aulas com Heverton Silveira, Cleber Almeida, Rodrigo Marinônio, Nenê, Bob Wyatt (bateria); Beto Sodré, Guello, Ari Colaris, Emílio Martins, Changuito (percussão popular); Agnaldo Silva, Luis Marcos Caldana, Carlos Tarcha (percussão sinfônica); André Marques (ritmos brasileiros). Atualmente integra o Grupo Filosofia do Samba, Cesar Cardoso e Grupo, Liberdade Popular, além de realizar trabalhos como freelancer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário