segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COMPOSITORES PARANAENSES: WOLF SCHAIA



Wolf Schaia nasceu em 1922, foi cantor, maestro, professor. Era muito ligado às montagens de óperas e operetas de compositores como Lehar e Rossini, através do Grupo de Operetas do Paraná, que fundou e dirigiu. 


Falecido em 2002, Schaia deixou enorme quantidade de peças para canto e piano de sua lavra guardadas na gaveta. Ao que pude descobrir são mais de 600 obras, inclusive duas óperas, tudo a pedir estudo, catalogação e edição. Ivo Lessa foi quem colocou Wolf Schaia no mapa dos compositores gravados ao registrar 3 de suas canções em 1987.”

Paulo José da Costa, no encarte do CD “Todo amor desta terra – canções paranaenses”.




8 comentários:

  1. Olá, sou editora e pesquisadora em Curitiba, Paraná. Fui aluna do Maestro Wolff Schaia. Poderia me informar quem guarda o acervo do musicista?

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa é sobrinha do falecido maestro. Suas obras estão conosco e procuramos alguém ou alguma instituição que possa fazer bom uso, e também preservar/divulgar a imagem do Maestro Wolff Schaia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações cordiais! Temos grande interesse musicológico e mesmo para performance nas óperas do maestro. Seria possível ter acesso às partituras? Gratos, aguardamos retorno. Fone: (810 99999-0881 / W-zap: +79052352313

      Excluir
  3. olá. sou filha de um dos melhores amigos dele daqui de são paulo, Ildo Passaro. eles se conheciam da época em que meu pai fez teatro no TBC, mas infelizmente faleceu moço e perdemos o contato com o maestro, a quem carinhosamente chamávamos de tio wolf. sempre querendo ensinar uma de nós a tocar violino :). tenho fotos dos dois juntos. há uns anos, fui atrás do contato e soube que havia falecido. assim que o acervo de suas obras passar para algum tutor, por favor, me avise no e-mail tucapassaro@uol.com.br que terei o prazer de conhecer. abraços com afeto a toda família do tio wolf

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Ouça em:

      http://blogln.ning.com/video/wolf-schaia-s-tu

      https://www.youtube.com/watch?v=AxQasjiV5Oo

      Excluir