quarta-feira, 6 de novembro de 2013

BRASIL PERDE O TALENTO, O CHARME E O BOM HUMOR DE JORGE DÓRIA

O ator Jorge Dória morreu às 15h05 de hoje (6), aos 92 anos, após complicações cardiorrespiratórias e renais. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio, desde o dia 27 de setembro.

Carioca, nascido em Vila Isabel (zona norte do Rio) em 12 de dezembro de 1920, Jorge Pires Ferreira adotou o sobrenome Dória ao iniciar sua vida artística, na década de 1940, na Companhia Eva Todor de teatro, à qual permaneceu filiado por quase dez anos.

Sua primeira participação foi no cinema, como coadjuvante em "Mãe" (1947), filme baseado em uma rádio-novela de sucesso da época. Dória participou de mais de 20 filmes ao longo da carreira.
Estreou na extinta TV Tupi em 1970, na novela "E Nós, Aonde Vamos?", da cubana Glória Magadan.

Três anos depois, foi para a Rede Globo, onde participou de 16 novelas --entre seus papéis de destaque está o Conselheiro Vanoli em "Que Rei Sou Eu?" (1989)-- e marcou presença em humorísticos, como a primeira versão de "A Grande Família" (1973) e "Zorra Total". No teatro, ele dizia ter encontrado o caminho para atrair o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário