sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SAI TERCEIRA EDIÇÃO DA REVISTA HELENA

O número 3 da Revista Helena, editada pela Secretaria de Estado da Cultura, já está sendo distribuído para bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil. Ao comemorar um ano de circulação, a revista adota um formato gráfico mais dinâmico e aposta na diversidade de temas, com o objetivo de registrar o maior número possível de manifestações culturais do Estado.

Em sua nova fase, a Helena também passa a investir em reportagens especiais. Nesta edição, Marcio Renato dos Santos investiga a fama de “Cidade Poesia” de Paranavaí; André Pugliesi confere a febre dos costelões em Curitiba; Claudio Yuge revela a tradição das artes gráficas no Paraná e Diogo Cavazotti vai atrás da história do cineclubismo local.  Adriano Justino conversa com o cineasta Marcos Jorge e Alexandre Gaioto com a “mulher de teatro” Nitis Jacon. Os dois entrevistados relembram suas trajetórias e refletem sobre os rumos da arte nos dias de hoje.


A publicação de contos, crônicas, poemas e ensaios fotográficos inéditos continua sendo uma das marcas da revista, que neste volume traz textos de Ignácio de Loyola Brandão, Luci Collin, Carlos Dala Stella, Luiz Felipe Leprevost e Jairo Pereira, além de um ensaio fotográfico assinado por Juliana Stein e ilustrações assinadas por Pedro Franz, José Aguiar, Luiz Solda, Foca Cruz, Indio San e Rettamozo. Ao todo, são 26 colaboradores, entre jornalistas, escritores, fotógrafos e ilustradores.

MULTIMÍDIA - Os leitores podem conferir todo o conteúdo, inclusive as edições anteriores da revista, na internet, no endereço issuu.com/revistahelena. A página da revista no Facebook (www.facebook.com/revistahelena) também traz conteúdo exclusivo, como fotos, notícias e vídeos.


FICHA TÉCNICA - A revista Helena é uma publicação da Secretaria da Cultura do Paraná. O nome é uma homenagem à Helena Kolody, uma das principais poetas do estado. O número 3 contou com a consultoria do escritor Ernani Buchmann e coordenação editorial de Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Participaram do Conselho Editorial os jornalistas Thaísa M. Teixeira Sade, Marcio Renato dos Santos e Luiz Rebinski Junior e como convidado o diretor teatral Marcio Abreu. A edição ficou por conta do jornalista Omar Godoy, com revisão de Marjure Kosugi e projeto gráfico das designers Rita Brandt, coordenadora de Desenho Gráfico da Secretaria, e Adriana Salmazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário