quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MORRE DOCUMENTARISTA AMERICANO SAUL LANDAU

O documentarista e jornalista norte-americano Saul Landau morreu aos 77 anos, segundo comunicado da organização IPS (Institute for Policy Studies)--um "think tank" progressista do qual ele era membro-- e de seu filho, Greg Landau, no site oficial do cineasta.

Ele venceu um prêmio Emmy pelo filme "Paul Jacobs and the Nuclear Gang" (Paul Jacobs e a gangue nuclear, em tradução livre), dirigido em conjunto com Jack Willis, sobre os efeitos de um teste de uma bomba atômica conduzido em 1950 pelos Estados Unidos em Nevada.

O cineasta realizou mais de 50 obras ao longo de sua carreira, muitas com foco na América Latina, sobretudo Cuba e Argentina --focando também o Brasil, com "Brasil: Um Relato de Tortura" codirigido por Haskell Wexler.

O filme mostra entrevistas com o grupo de 70 exilados que acabavam de chegar ao Chile, em 1970, em troca do embaixador suíço Giovanni Enrico. A produção de uma hora mostra relatos e encenações detalhadas das técnicas de tortura praticadas na ditadura militar feitos por militantes recém-libertados.

Sobre Cuba, sua obra mais famosa foi "Fidel", um documentário de 1968 para o canal norte-americano PBS no qual ele acompanhou o líder cubano por uma jornada de uma semana pelo país.

 Além da produção de documentários, Landau foi professor e escreveu 14 livros, além de contribuir para o site Huffington Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário