segunda-feira, 9 de setembro de 2013

JORNAL CÂNDIDO TRAZ DOSSIÊ SOBRE O ESCRITOR NEWTON SAMPAIO



No mês em que se comemora o centenário de nascimento do contista Newton Sampaio, a 26ª edição do jornal Cândido apresenta um dossiê sobre a vida e a obra daquele que é considerado o primeiro escritor moderno do Paraná. O editor e jornalista Luiz Rebinski Junior fez um levantamento da trajetória do autor, que nasceu em Tomazina, interior do Estado, passou por Curitiba e migrou para o Rio de Janeiro, onde estudou medicina, escreveu e publicou contos e artigos em jornais. Foram entrevistados o irmão de Newton, Pedro Sampaio, e Lilian Guinski, autora de uma dissertação de mestrado sobre a trajetória do escritor, que viveu apenas 24 anos, morrendo em 1938.

O doutor em Letras e professor da Universidade Federal do Paraná, Luís Bueno, escreveu ensaio contextualizando Sampaio no período em que esteve inserido, enquanto o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos conta como conheceu a obra do contista e produziu uma dissertação sobre o seu legado intelectual. A edição também publica dois contos do autor: “Quinze minutos”, de Irmandade (1938), o livro preferido de Dalton Trevisan, e “Caco de gente”, de Contos do sertão paranaense (1939), a obra favorita do crítico literário Wilson Martins (1921-2010).

Além do especial sobre Newton Sampaio, o Cândido de setembro publica a transcrição do encontro do “Um Escritor na Biblioteca” que recebeu a escritora Luci Collin, um perfil da repórter do CQC, Monica Iozzi — na seção “Perfil do Leitor” —, conto inédito de Oscar Nakasato, além de poemas de Eduardo Sterzi, Fabiano Calixto e Fausto Fawcett.

Serviço:
O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário