sexta-feira, 9 de agosto de 2013

JORNAL CÂNDIDO COMPLETA 2 ANOS

A 25ª edição do Cândido marca os dois anos do jornal editado pela Biblioteca Pública do Paraná. Distribuído em todas as bibliotecas do Estado, Faróis do Saber e casas de leitura de Curitiba, museus, livrarias, cafés e cinemas, o jornal tem tiragem de 10 mil exemplares. Em seu segundo aniversário, passa a ser distribuído em todas as escolas de ensino médio do Paraná, em uma parceria entre a BPP e a Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Além de matérias e ensaios sobre literatura, o
Cândido se firmou como uma plataforma importante para autores de todo o Brasil. Desde o primeiro número, foram publicados mais de 80 inéditos, entre contos, poemas e trechos de romances, de nomes importantes do cenário contemporâneo, como Dalton Trevisan, Adélia Prado, Manoel de Barros e Rodrigo Garcia Lopes.
Para marcar os dois anos do Cândido, o crítico e professor Paulo Venturelli escreve ensaio exclusivo sobre a manifestação literária do Paraná, repassando os principais autores e obras desde o século XIX até os dias atuais. Reportagem especial recupera o passado desconhecido da produção editorial curitibana.

Já o especial de capa traz textos que debatem a forma como a literatura se apropria da realidade. A partir dessa discussão, a edição traz livros de ficção que, voluntariamente ou não, ficaram marcados pela gênese sociológica e, dessa forma, ajudaram a explicar o país.
Além do especial de capa, a edição traz conto inédito de Rubem Fonseca, poema de Homero Gomes e ficção de Antonio Cescatto para a seção “Em busca de Curitiba”. A seção “Making of” conta as histórias por trás da publicação de Baú de ossos, do mineiro Pedro Nava. Já no terceiro encontro do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, Bernardo Carvalho fala sobre sua peculiar trajetória de leitor e a ressonância da literatura brasileira no exterior.

Serviço
O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário