domingo, 28 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO NO BRASIL: NO ÚLTIMO DIA, MISSA E ANÚNCIO DA CRACÓVIA PARA RECEBER A JMJ 2016

O papa Francisco anunciou na manhã deste domingo (28), durante a Missa do Envio, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que a cidade de Cracóvia, na Polônia, será a sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2016.

Na praia tomada pelos peregrinos, Francisco pediu à multidão que não fique "trancafiada" e assuma uma postura missionária e de fortalecimento da Igreja, em especial na América Latina. Segundo o papa, esta missão "é uma ordem, sim, mas não nasce da vontade do domínio ou do poder; nasce da força do amor".

Francisco citou o padre José de Anchieta, que "partiu em missão quando tinha apenas 19 anos. Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem. Levar o Evangelho é levar a força de Deus para extirpar e destruir o mal e a violência, para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio para construir um mundo novo", afirmou.

O pontífice chegou por volta de 9h30 à praia e tomou chimarrão no papamóvel. Milhares de peregrinos acamparam na praia. Estiveram presentes a presidente Dilma Rousseff, a presidente argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Após a Missa de Envio, o papa fez a Oração de Ângelus, ao meio-dia, também em Copacabana.

Às 16 horas, Francisco se reune com bispos da Conferência Episcopal Latino-Americana (Celam), no Centro de Estudos do Sumaré, onde ficou hospedado durante sua passagem pelo Rio. Ainda antes de embarcar de volta para Roma, na Base Aérea do Galeão, no fim da tarde, o santo padre tem um encontro com voluntários da Jornada Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário