quinta-feira, 27 de junho de 2013

SÉRIE PALCOS MUSICAIS: CANÇÕES DE SCHUBERT COM DUO NORBERT/BEN HUR


A temporada musical da Série Palcos Musicais encerra o primeiro semestre com um espetáculo lírico, no próximo dia 28, no Teatro Crystal Palace, em Londrina, dentro da programação da Série Palcos Musicais, destacando a música clássica vocal. Quem aprecia este gênero, terá o privilegio de ouvir o duo formado pelo barítono Norbert Steidl e o pianista paranaense Ben Hur Cionek.
 
Os ambos interpretarão uma obra intensa, raramente executada nos palcos brasileiros. Pela priemira vez, o público londrinense vai ter a oportunidade de ouvir na íntegra o Ciclo de 24 canções, denominado “WINTERREISE”, VIAGEM DE INVERNO, de Franz Schubert, sobre poemas de Wilhelm Müller(1794–1827).

O
ciclo, preferido de Franz Schubert, foi escrito em duas partes. Os primeiros doze leaders (canções alemãs, geralmente escritas para piano e voz, que tiveram ápice no Romantismo), que datam de fevereiro de 1827, teriam devolvido ao compositor o entusiasmo no ato de compor.
 
Alguns meses depois descobriu-se os outros doze poemas, os quais foram escritos com um espírito diferente. Müeller tinha falecido em setembro, com 33 anos de idade. Os tons menores prevalecem na segunda parte da obra, considerada um marco na consolidação do lied  alemão, na escrita para piano e voz e no Romantismo.  Schubert já havia composto “Die Schöne Müllerin” (“A bela moleira”), também, sobre poemas de Müller.
 
Originalmente escrito para tenor, o ciclo traz já no primeiro verso, da primeira canção (“Gute Nacht” o tema da desilusão amorosa. As demais canções abordam reflexões de um viajante sobre a dor e a solidão, que ganham maior dramaticidade quando sobrepostas à natureza do inverno: o vento frio, os galhos secos, o gelo, a tempestade, a gralha que paira sobre a cabeça do viajante e o faz pensar na morte.
 
Do ponto de vista estrutural, Schubert oferece uma obra com total equilíbrio entre a técnica para piano e voz, algo que faz a obra ser autêntica música de câmara e objeto de estudo até hoje. O ciclo “Viagem de Inverno” é construído numa sonoridade sombria, usando elementos de marcha fúnebre e tonalidades menores. A obra foi composta um ano antes da morte de Schubert, em 1827 , é considerada uma das obras de maior dificuldade de interpretação do repertório cameristico vocal.
 
O duo de Norbert Steidl e Ben Hur Cionek foi criado assim que o barítono austríaco, Norbert Steidl veio morar em Curitiba e o desejo de ambos em apresentarem lieders se evidenciou. “É o ciclo mais lindo e difícil para voz que existe no mundo da canção, um desafio para o cantor e o pianista”, explica o barítono Norbert Steidl.
O cantor conta que os poemas são muito bonitos, mas com a música de Schubert ganhou mais contorno. “Schubert as escreveu maravilhosamente. A tradução desses poemas ajuda para entender a viagem do inverno”.
O pianista curitibano Ben Hur Cionek traça um paralelo entre a proposta da apresentação e a atual situação do país. “Estamos passando por este momento político, em que o país está questionando os governantes. Creio que este ciclo de 24 canções está vindo em boa hora para uma plena reflexão, para que todos nós olhemos em nosso interior, e busquemos a luz pela qual nos distanciamos há muito tempo. Este ciclo mostrará que temos sim acesso a nossa inocência, que temos acesso ao frescor e amor próprio”.
 

 
Norbert Steidl
Norbert Steidl nasceu em Lienz na Áustria e tornou-se mestre em canto pela Universidade Mozarteum em Salzburg, formando-se na classe de Barbara Bonney. Em 2006 participou de uma das 22 óperas de Mozart apresentadas no Festival de Salzburgo. Trabalhou com importantes maestros como Riccardo Muti e Josef Wallnig.
 
Ben Hur Cionek
Ben Hur Cionek é pianista formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação na Academia Fréderic Chopin de Varsóvia, Polônia, e mestrado na  Western Michigan University,  nos  Estados Unidos.  Como pianista concertista, apresentou-se no Brasil, Europa e Estados Unidos. O pianista recebeu o título de “Bicho do Paraná”, concedido pela TV Paranaense em 1995. Atualmente é professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
 
 
Em julho a série Palcos musicais faz uma pausa e retorna em agosto com um recital solo.
 
A Série Palcos Musicais, através da Artis Colégium aderiu à campanha do Jornal de Londrina em Prol da reconstrução do Teatro Ouro Verde. Em todos os eventos serão realizadas ações para divulgar esta campanha.
 
Assinatura: Palcos Musicais é uma promoção da Artis Colégium e Jornal de Londrina, com Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A Temporada conta com os apoios da Rádio UEL FM, Casa de Cultura da UEL, Londrina Convention e Visitors Bureau, SESI Paraná, Hotel Crystal e Gráfica Planográfica.
 
Serviço:
Concerto com Duo Norbert Steidl - barítono  e  Ben Hur Cionek - piano
Dia: 28 de junho
Horário: 20h30
Local: Teatro Crystal Palace, rua Quintino Bocaiuva,15 | fone:43 3315 1515
Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00( méia entrada)
 
Os ingressos podem ser retirados no Café Royal Londrino,(tel.3027 1050) , ao lado do hotel Crystal Palace, das 9.00 às 21.00hs (domingo das 09.00 às  12.30hs).Serão aceitos cartões de crédito e débito.
 
Outras Informações:
Irina Ratcheva (coordenadora): 3024-4704 e 9938-4003
 
Serviço de Imprensa:
Emilia Miyazaki: 9951-1900
 

 
Programa:
Franz Schubert   Winterreise op.89 (sobre poemas de Wilhelm Müller)
1.  Gute Nacht (Boa Noite)
2.  Die Wetterfahne (O Catavento)
3.  Gefrorne Tränen (Lágrimas  geladas )
4.  Erstarrung ( Enrijecimento)
5.  Der Lindenbaum (A Tília)
6.  Wasserflut ( Inundação  )
7.  Auf dem Flusse (  O Rio )
8.  Rückblick ( Olhando para traz )
9.  Irrlicht (Fogo-fátuo)
10.   Rast ( Repouso)
11.   Frülingstraum (Sonho de Primavera)
12.   Einsamkeit (Solidão)
13.   Die Post (O Correio)
14.   Der greise Kopf (A Cabeça Grisalha)
15.   Die Krähe (O Corvo)
16.   Letzte Hoffnung (Última Esperança)
17.   Im Dorfe (No vilarejo)
18.   Der stürmische Morgen (A Manhã Tempestuosa)
19.   Täuschung (Ilusão)
20.   Der Wegweiser (A Tabuleta)
21.   Das Wirtshaus (O Albergue)
22.   Mut (Coragem)
23.   Die Nebensonnen (  Os Três Sóis)
24.   Der Leiermann (O Homem do Realejo)
 
Sobre Winterreise:
Assim como em suas canções, Franz Schubert extrapolou tudo o que antes se conhecia da lírica musical, ele superou a si mesmo com dois grandes ciclos, inspirados em poemas de um certo   Wilhelm Müller: "Die schöne Müllerin” (A bela moleira) e “Winterreise” (Viagem  de   Inverno). Com sua singela linguagem sentimental e o tom popular da expressão humana, eles eram para Schubert como que vindos da alma. Imediatamente após sua leitura, decidiu musicá-los.
 
A sensibilidade da "Viagem de Inverno" tocou-o de maneira especial no início de 1827. Schubert era conhecido como extremamente melancólico. Aos 15 anos ele compunha para textos que tratavam quase que exclusivamente da morte, do luto e da perda. Do sofrimento desenvolveu-se sua ânsia pela morte, mas também pelo reencontro no céu.
 
Na "Viagem de inverno" a dor cede ao desespero, e o desespero é levado à beira da loucura. Mas a dor em si certamente não cria obras de arte. Schubert consegue transformar este sentimento em estruturas musicais e sons. Embora praticamente nunca se manifestasse sobre seus trabalhos, Schubert faz uma exceção e chama este de "ciclo de canções funestas": "Estas canções me atingiram de forma tal, como não ocorreu com nenhuma outra".
 
O que demonstra o estreito relacionamento entre o estado emocional do compositor com sua obra. Ele via sua problemática de  vida refletida neste poema.
 
 "O viajar" e o tema central de sua criação, tema este preferido por todo o Romantismo e tratado por quase todos os poetas.   Numa longa serie de canções, Schubert delineou o tema da inquietação, da partida, da ânsia por países distantes e tempos felizes. E nestes dois ciclos, "A bela moleira" e "Viagem de inverno", eles tem o seu ápice artístico.
Birgit Mllhlhaus, Goethe-Instituto,Curitiba, 1993
 

Serie PALCOSMUSICAIS Temporada 2013
Irina Ratcheva
43 30244704 ou 99384003

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