quarta-feira, 15 de maio de 2013

ORQUESTRA DE CÃMARA SOLISTAS DE LONDRINA: CONHEÇA

Depois de lançar o último CD com obras dos compositores Edino Krieger e realizar o Circuito Concertos Paraná, em várias cidades paranaenses, no final da temporada de 2012 , a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina realiza na próxima quinta –feira, dia 16 de maio, um concerto especial na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.A apresentação integra o projeto Mostra de Música de Câmara, com patrocínio do Programa Municipal de incentivo à Cultura( Promic) e da continuidade da Série Concertos nas igrejas, criada ainda em 2002 .Em 15 anos de existência o grupo já tem realizado mais de 200 concertos em paróquias não somente em Londrina, mas em todo o Paraná.

“É uma forma de cumprir com o nosso objetivo de expandir as apresentações para diversos  lugares e para maior número de ouvintes, dando mais visibilidade à música de concerto e contribuindo para torná-la mais acessível às pessoas”, explica Irina Ratcheva, coordenadora  e produtora da orquestra.
 
       A apresentação está marcada para ás 19hs30 , com Entrada Franca.No programa, obras de Bach, Albinoni, Mozart, Corelli e os brasileiros Villa-Lobos e Rogério Krieger.
         
       Em 2013 o grupo, dirigido pelo Violinista e Maestro Evgueni Ratchev,  completa quinze anos e prepara um intensa temporada com muitas novidades e eventos especiais, voltando a se apresentar  em lugares onde foram realizados os primeiros concertos em Londrina, que marcaram o início da trajetória de sucesso.
       Um dos eventos comemorativos programados para este ano será o lançamento do sexto CD do grupo, que privilegia compositores nacionais. O álbum já chega com a importância de ser a primeira gravação completa das obras para cordas do compositor paranaense Rogério Krieger.O cd inédito , está sendo produzido pela Fundação Cultural de Curitiba.     
    
 
Serviço:
Série Mostra de Música de Câmara – Orquestra de Câmara ‘Solistas de Londrina”
Dia: 16 de maio
Horário: 19h30
Local: Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Av. Tiradentes , 43, fone:43 3327 2518
Preço: Entrada Franca
Patrocínio:Promic
 

Outras Informações:
Irina Ratcheva (coordenadora):  43 3024-4704 e 9938-4003
facebook/solistaslondrina – solistas@sercomtel.com.br











 
PROGRAMA
 
A . CORELLI                                     Concerto Grosso Op. 6 nº 1,Ré maior
(1653 –1713)                                                                       
 
Largo - Allegro
                                                                                              Largo - Allegro
     Largo - Allegro
     Allegro
 
TOMASO ALBINONI                          Sinfonia   a  4
(1671-1751)
                                                                                               Allegro
                                                                                              Adagio
Allegro

 
W.A. MOZART                                    Divertimento nº 3 (KV 138), Fá  Maior
 (1756-1791)                                                            
 Allegro
      Andante           
      Presto
 
VILLA-LOBOS                                    Prelúdio da” Bachianas Brasileiras“ nº4
(1887-1959)
 
 
J.STRAUSS II                                      Pizzicato Polka
(1825 -1899)
 
  
ROGÉRIO KRIEGER                           Concertino  barroco para orq. de cordas
(1962)          
 
 
 

“ ...Entre as maravilhas deste cd, impecavelmente executado pelos músicos londrinenses, coordenados pelo violinista Evgeni Ratchev , temos além de um inspirado Divertimento para Orquestra de Cordas (1959), uma das principais obras concertantes brasileiras do século XX: a Brasiliana para viola e cordas(1960). 
 
Maestro Osvaldo Colarusso, sobre o CD Retratos Brasileiros – Edino Krieger, em sua matéria no Blog Falando de Música , Gazeta do Povo, 11 de outubro de 2012
 
" ...Foi uma surpresa muito agradável ouvir o CD, embora eu conhecesse o padrão internacional de qualidade da Orquestra Solistas de Londrina".
 
 
 
Orquestra de Câmara Solistas de Londrina
Criada em 1998, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina obteve reconhecimento já em seu primeiro CD gravado, Imagens Brasileiras: o disco venceu o Prêmio TIM de Música Brasileira nas categorias Melhor CD Erudito e Melhor Projeto Visual e o Prêmio Saul Trumpet de Melhor CD Erudito, em 2003.Surgiram também novas oportunidades, como o convite para participar na gravação da trilha sonora do desenho animado francês Marsupilami , a gravação do segundo CD ,a Música dos Séculos, a conquista de vários prêmios nacionais, gravações diversas (inclusive o lançamento de um CD em países europeus), além de receber o reconhecimento do público, que vem crescendo ainda mais a cada ano. 

Em sua trajetória, sempre se preocupou em trocar experiências e crescer com o trabalho de outros artistas. Já acompanhou solistas conceituados e recebeu várias vezes o Prêmio Apoio a Orquestras/Funarte. Além das apresentações em diversas cidades a orquestra também participa em importantes festivais, desenvolve projetos didáticos em escolas e projeto Concertos nas Igrejas, levando a música erudita aos mais diversos públicos, contribuindo para a formação de novos apreciadores. 


Em 2010 participou num dos mais importantes festivais de música da Europa, Varna Summer International Music Festival e realizou o lançamento do CD Retratos Brasileiros, com obras inéditas do Guerra – Peixe .Em 2012 realizou série de Concertos Paraná, com patrocínio da Copel , através do programa Conta Cultura/Governo do Estado do Paraná.Recentemente lançou o segundo álbum Retratos, com obras de compositor  Edino Krieger, e para na temporada de 2013 apresentará  o  Cd do paranaense Rogério Krieger. A orquestra comemora  15 anos da  sua criação em 2013  com projetos inéditos.  

Evgueni Ratchev Formado na Academia Superior de Música de Sófia, veio em Londrina, em uma jornada que já havia deixado marcas em várias outras cidades do mundo. Finalista do Concurso Internacional de Violino Johann Sebastian Bach, na Alemanha, também foi spalla e solista de uma das mais importantes orquestras de câmara da Bulgária, a “Studio Concertante”. Como maestro convidado e solista, atuou em varias orquestras sinfônicas no Brasil e foi regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington e Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas.Desde 1996 , Ratchev é spalla da OSUEL e além de cuidar da direção musical da Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina". Realiza anualmente master classes de violino na University of Missouri-Columbia (EUA), onde também atua como solista e regente em concertos da orquestra filarmônica da instituição e da Missouri Chamber Orchestra.
 
 
 
 
Contato: Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” - 43 3024 4704
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário