terça-feira, 23 de abril de 2013

GRAVURAS NO ACERVO MAC, EM PARANAGUÁ

Organizada para integrar o programa Museus Paraná da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), a mostra “Gravuras no acervo MAC” abre em Paranaguá no dia 26 de abril, às 19h, na Casa de Cultura Monsenhor Celso (Largo Monsenhor Celso, 23 – Centro Histórico de Paranaguá) e ficam expostas até 2 de junho de 2013. A entrada é gratuita.



As exposições itinerantes são produzidas a partir das coleções e/ou do resultado de pesquisas desenvolvidas pelos museus vinculados à SEEC: Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Alfredo Andersen, Museu Oscar Niemeyer, e Museu da Imagem e do Som do Paraná. A Coordenação do Patrimônio Cultural da SEEC também prepara mostras especiais para divulgar bens culturais protegidos pelo Estado, ou outros projetos em desenvolvimento nessa área.


Considerando que a circulação de itens pertencentes a acervos oficiais requer rigoroso cumprimento de normas e procedimentos técnicos que assegurem a preservação, as exposições itinerantes são acompanhadas por profissionais especializados em gestão e conservação de acervos. Assim, ao mesmo tempo em que amplia o intercâmbio de conhecimentos sobre obras relevantes do acervo histórico e artístico, o Estado transmite também noções técnicas de preservação de acervos, pondo em evidência o papel da comunidade como corresponsável pela guarda e proteção do patrimônio cultural.


Exposição

A história da gravura de arte no Brasil tem início no começo do século 20. O pioneiro da gravura em metal no país foi Carlos Oswald (1882-1971), que iniciou e orientou um grande número de artistas, como Poty Lazzarotto, Darel Valença, Orlando da Silva, Renina Katz e Fayga Ostrower. Na xilogravura destaca-se Oswaldo Goeldi (1895-1961), que foi professor de Gilvan Samico e Newton Cavalcanti. Outros mestres cuja atuação não pode ser omitida são Lasar Segall e Lívio Abramo.


O Museu de Arte Contemporânea do Paraná apresenta nesta mostra itinerante de seu acervo, gravuras de alguns destes expressivos artistas de renome nacional. São 34 peças da arte da gravura, executadas por artistas de referência no quadro da história da arte.


MAIS FOTOS: www.cultura.pr.gov.br/modules/galeria/fotos.php?evento=507



Serviço:

Exposição “Gravuras no acervo MAC”

Abertura: 26 de abril, às 19 horas

Período expositivo: até 2 de junho de 2013

Local: Casa de Cultura Monsenhor Celso (Largo Monsenhor Celso, 23 – Centro Histórico de Paranaguá).

Entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário