sábado, 20 de abril de 2013

CONJUNTO RETRATOS CELEBRA DIA NACIONAL DO CHORO

No dia 20 de Abril (Sábado) às 10h00, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo apresenta em antecipação ao Dia Nacional do Choro o recital “Choros, Chorinhos e Chorões” com os músicos do Conjunto Retratos e o maestro Mario Albanese, haverá também a gravação do programa Chorinho Brasil apresentado por João Tomas do Amaral.
Será um passeio musical através das composições dos grandes mestres do choro e em especial a Pixinguinha, considerado um dos maiores gênios da música brasileira e que tem em comemoração a seu nascimento, o Dia Nacional do Choro comemorado no dia 23 de Abril.

Uma curiosidade:
Pixinguinha morreu um domingo de carnaval a quarenta anos atrás no dia 17/02/1973, passou mal dentro da Igreja Nossa Senhora da Paz em Ipanema quando batizava o filho de um amigo. Comenta-se que um bloco de rua que passava pelo local entrou e cantou uma das músicas que o imortalizou, ali mesmo, diante da sacristia. Não se sabe se é verdade, mas hoje, 40 anos depois, toda vez que se toca ‘Carinhoso’ está se prestando uma homenagem ao mestre Pixinguinha.
O Conjunto Retratos é um grupo de choro da capital de São Paulo tem seu nome extraído da Suíte Retratos composta pelo maestro, instrumentista e compositor gaúcho Radamés Gnattali. O grupo é formado pelos músicos Alex Mendes (Bandolim), Cesar Ricardo (Violão 7 Cordas), Paulo Gilberto (Flauta), Fernando Henrique (Cavaquinho) e Donisete Fernandes (Pandeiro).
20 de Abril de 2013 – 10h00 / Entrada Gratuita
 
Conjunto Retratos, Mario Albanese e João Tomas do Amaral
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
Rua Benjamin Constant, 158 | 7º andar | Centro | São Paulo/SP |
Próximo à estação Sé do Metrô.
Informações.: (11) 3242-8064

Nenhum comentário:

Postar um comentário