sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OSCAR,O MÃO SANTA DO BASQUETE, NO HALL DA FAMA

Oscar Schmidt foi confirmado no Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball, pela organização que leva o nome do criador da modalidade, nesta sexta-feira. Agora, ele fará companhia aos campeões mundiais Ubiratan Maciel, em 1963, e Hortência, em 1994, como representantes do país já homenageados.

Ele foi escolhido diretamente, através do Comitê Internacional. A eleição só será definida em abril, durante a o Final Four da liga universitária americana, mas existem comitês criados em 2011 com o poder de indicar um nome diretamente, como é o caso de Oscar, que concorria com o ex-treinador Togo Soares, o Kanela, bicampeão mundial em 1959 e 1963.


Além de Oscar, receberam a honraria Roger Brown, escolhido pela Associação Americana de Basquete, Edwin B. Henderson, indicado pelo Comitê dos Pioneiros Afro-Americanos, Richard Guerin, pelo Comitê de Veteranos, e Russ Granik, escolhido pelo Comitê Colaborador de Eleição Direta.

Todos eles participarão da cerimônia oficial da homenagem, marcada para setembro.

Além de títulos, o brasileiro ainda soma alguns recordes. Ele é o maior pontuador da história do basquete, com 49.703, é o maior das Olimpíadas (com 1.093), além de ser o atleta mais vezes cestinha nos Jogos (três vezes) e é ainda o principal marcador em um único jogo no evento, com os 55 pontos feitos contra a Espanha, em Seul-1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário