sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

119 ANOS DE VICTOR BRECHERET É DESTAQUE NO GOOGLE




Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro, é o homenageado pelo logo do Google nesta sexta-feira, quando se completam 119 anos do seu nascimento, em 22 de fevereiro de 1894. Victor Brecheret é considerado o responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Ele nasceu na Itália, e veio para o Brasil ainda na infância.


A obra mais conhecida de Brecheret é o Monumento às Bandeiras, encomendada pelo governo de São Paulo em 1921. Erguida na região centro-sul da cidade, a escultura tem 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura. Ela representa o esforço de diferentes tipos de colonizadores e personagens do Brasil no esforço de desbravar o país. E esta a obra homenageada pelo Google.

A biografia de Victor Brecheret se mistura com a de outros nomes importantes da arte brasileira, como Emiliano Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Ele participou com eles da introdução do pensamento vanguardista no Brasil e também estava na Semana de Arte Moderna de 1922. Sua vida e obra incluem obras como Ídolo, Fauno, Depois do Banho, O Índio e Sasuapara e o Monumento a Duque de Caxias.

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário