quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Em Brasília, obra de Anna Bella Geiger dialoga com arquitetura de Oscar Niemeyer

Sobre Nácar, Justiça Capital e Trabalho é o título da escultura de Anna Bella Geiger recentemente instalada em frente ao prédio do Superior Tribunal do Trabalho, um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, em Brasília.


Sobre Nácar é uma concha em alumínio fundido, que significa a justiça. É uma peça com 6m de comprimento, 3m de largura e 2,5 de altura, que placidamente paira sobre um espelho d'água de 12m de diâmetro e conversa formalmente com os balanços da arrojada obra de Niemeyer. Dentro da concha uma pérola, também em alumínio fundido, com o relevo do mapa mundi significa o trabalho.


No início de 2012, sob a gestão de Oreste Dalazen e a curadoria de Wagner Barja, Anna Bella Geiger foi a artista convidada para realizar o projeto de escultura para o TST, que de certa forma recupera uma vocação da proposta inicial da cidade: a de se transformar num "museu à céu aberto". Segundo o curador,, se todos os gestores de espaços públicos cumprissem a legislação do DF que torna obrigatório à todo prédio público ou privado, acima de determinado gabarito, ter uma obra de arte, Brasília poderia mesmo ostentar o título de cidade museu.


Fábio Cezanne
CEZANNE COMUNICAÇÃO
21-2551-8190 / 9197-7465
cezannedivulgacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário