segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BASQUETE PERDE ARY VIDAL

Morreu nesta segunda-feira, aos 77 anos, no Rio de Janeiro, Ary Vidal, ex-técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete.

O treinador comandou a equipe na histórica campanha do ouro no Pan-Americano de Indianápolis (1987), com direito a vitória sobre os Estados Unidos na final.

Nascido no Rio de Janeiro em 1935, Ary começou a carreira como técnico de basquete no final da década de 50. Pela Seleção Brasileira masculina da modalidade, comandou o time nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis (EUA), quando conquistou a medalha de ouro ao vencer os Estados Unidos na final por 120 a 115. No ano seguinte, na Olimpíada de Seul, conduziu o time de Oscar, Marcel e companhia ao quinto lugar.

No último grande resultado conquistado à frente da Seleção, o treinador comandou a equipe na Olimpíada de 1996, em Atlanta (EUA), na qual conseguiu o sexto lugar. No total, foram 121 jogos, com 92 vitórias e 29 derrotas.

Com passagem também por diversos clubes do Brasil, como Vasco, Flamengo, Fluminense e Minas, Vidal foi campeão brasileiro em 1994, pelo Corinthians de Santa Cruz do Sul-RS. Dirigiu o basquete rubro-negro em 2009. Em outubro de 2012, sofreu um acidente vascular cerebral no Rio de Janeiro, em meio a diversos problemas de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário