quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ACERVO DA CHOQUE RECEBE INDIVIDUAL DA ARTISTA PLÁSTICA JACA

A partir de 02 de fevereiro, às 14h, Jaca realiza a exposição homônima no Acervo da Choque, na Vila Madalena. Para esta exposição, o artista apresenta cerca de oito telas inéditas, entre elas uma gigantesca de três metros, que retratam diversas cenas do cotidiano, além de personagens fantásticos, às vezes cômicos, ou por vezes trágicos, que revelam o imaginário do artista.



Obra sem título, Jaca (2012) - Crédito: Alexandre Vianna


Esta, que é a terceira individual de Jaca na galeria, conta com pinturas feitas em tinta acrílica, que são o resultado da incansável pesquisa do artista, que desenha compulsivamente em busca da criação do cenário perfeito para sua abordagem.“Desenho muito, compulsivamente. Estou sempre rabiscando nos meus cadernos. Dos desenhos surgem situações que irei retratar nas telas. Nesses mesmos desenhos, desenvolvo a fundo meus personagens e todas as suas características físicas e psicológicas, e estudo as cenas e as ambientações que, eventualmente, vão se transformar nas grandes telas”, explica o artista. Aliás, alguns desses desenhos devem estar presentes nesta exposição para serem consultados pelo público, além de revelarem o processo criativo de Jaca.

No grande trabalho central da exposição, Jaca explora uma vasta paleta de cores, estética pouco usual pelo artista em suas telas menores. A cena em si revela-se muito complexa e intricada, e essa paleta intensifica a perspectiva do caos. Uma curiosidade é que, mesmo a tela sendo muito grande, a dimensão dos personagens é a mesma que aparece nas telas de médio formato, ou seja, não se trata de uma ampliação, mas de uma tomada mais ampla da cena.

No ano passado, Jaca fez uma individual no Museu do Trabalho, em Porto Alegre, sua cidade natal, e apresentou um conjunto de telas que mostravam uma espécie de saga dos seus principais personagens em várias cenas vívidas. “DesenhomaticLtda”, apresentada em Fortaleza, junto com o artista Fábio Zimbres, companheiro de desenhos e pinturas de muitos anos de Jaca – foi uma exposição, que além das obras, a dupla produziu alguns fanzines muito elaborados, usando material gráfico reciclado, capas de discos e livros antigos, e que também vão estar na exposição para serem folheados.

Jaca


Paulo Carvalho nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1957. Vive e trabalha em São Paulo. Começou a carreira ilustrando para jornais e revistas, tornando-se uma referência internacional no cenário dos quadrinhos.Atualmente tem se dedicando cada vez mais aos seus trabalhos autorais. Sua pintura é visceral, de pinceladas rápidas e detalhes minuciosos, que mantém o artista por meses trabalhando uma única tela.

“JACA”, por Jaca @ Acervo da Choque
Abertura: 02 de fevereiro às 14h
Período expositivo: 04 de fevereiro a 26 de abril
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone (11) 3061-2365
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h (sob agendamento). Aos sábados, aberto ao público das 13h às 18h.
Grátis/ Livre

Agência Lema

Leandro Matulja, Letícia Zioni e Larissa Marques
www.agencialema.com.br

Informações para Imprensa:
Juliana Arruda (+55 11) 3871-0022 ramal 209
juliana@agencialema.com.br

Tereza Leite (+55 11) 3871-0022 ramal 212
tereza@agencialema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário