terça-feira, 8 de janeiro de 2013

40 ANOS DE COLEÇÃO VAGALUME


Nem parece que o tempo passou, mas a famosa Coleção Vagalume (Editora ÁTICA), que encantou e iniciou milhões de crianças e adolescentes no mundo da literatura, completa agora 40 anos!

Fui pego no início dos anos 80, com meus 11 ou 12 anos. Já tinha profundo interesse por música e literatura, cuja ligação se evidenciara aos meus 9 anos de idade quando ganhei um concurso de redação, concorrendo com alunos das Escolas Municipais de Londrina. Escrevi sobre Monteiro Lobato, uma paixão que me acompanha até hoje. Aliás, várias paixões vão aí nesta frase: Lobato, escrever e ler!

Quando recebi o prêmio, mais feliz não poderia ter ficado: uma pequena coleção de Monteiro Lobato. Guardo até hoje os livros (em especial História das Invenções) e um cartão com os dados do referido concurso. Eu era aluno da Escola Municipal Davi Dequech, no Bairro Ouro Verde.


Mas o mais importante é que nascido num ambiente de muita música erudita e popular brasileira e literatura, meu interesse por coisas do Brasil foram cada vez mais ganhando força e significado. Quando conheci a coleção vagalume, na Escola Behair Edna Mendonça, numa pequena biblioteca onde uma senhora de óculos grosso e voz cadenciada atendia, meu ciclo inicial se fechou: li toda a coleção e além de ser inteiramente de autores nacionais, as histórias tinham os mais variados temas.

"Noite tapuias", "O mistério do Cinco Estrelas", "A ilha perdida", "A árvore que dava dinheiro"... É fascinante lembrar destas histórias e como nossa imaginação corria solta.


Havia a alegria de toda semana devorar uma daquelas histórias e para além do prazer da leitura, a descoberta do escritor brasileiro. Pois em seguida, mergulhei nos autores que fizeram nossos clássicos: romances, poesias, crônicas, contos e teatro...

A leitura fácil, divertida e atraente dos autores da coleção vagalume me colocou definitivamente no roteiro da literatura nacional e foi importante, fundamental mesmo diria, para várias gerações. Me lembro que por volta dos meus 8 ou 9 anos, fui pego por uma coleção que também encantou e direcionou muita gente: a Coleção Para Gostar de Ler e que trazia Quintana, Cecília e Vinícius.

Mas o Vagalume foi definitivo para a iniciação e um farol importante que nos conectou (tocando naquele momento muito mais nossa imaginação e encanto que nossa racionalidade) com o universo mágico da leitura e um elo entre arte, educação e cultura. Anos mais tarde, quando fundei o projeto musical Batuque na caixa, não consegui apenas abordar a música entre nossos alunos, pois já que a literatura estava enraizada em meu ser!


Mais: www.atica.com.br

Aldo Moraes
Compositor e Escritor
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário