domingo, 30 de dezembro de 2012

O TRABALHO DO INSTITUTO ANTONIO CARLOS JOBIM


A obra de Tom Jobim é uma floresta com descobertas constantes que vamos apreendendo ao longo do tempo.

A vida do Maestro Soberano foi dedicada à música e à defesa da natureza e do amor que se realiza.

Idealizado por seu filho (o também músico Paulo Jobim) o Instituto Antônio Carlos Jobim pesquisou, digitalizou e colocou à disposição do público: partituras, discografia, fotos, vídeos, correspondências e informações sobre a obra de Jobim em acesso gratuito pela internet.

O IACJ desenvolveu o mesmo trabalho para as obras de Milton Nascimento, Paulo Moura, Gilberto Gil, Lúcio Costa e agora Edu Lobo. O conceito é mapear a geração que foi contemporânea de Jobim e aquela diretamente influenciada pelas inovações harmônicas e melódicas do mestre da bossa nova.

Com vasto currículo mundial, Grammys e com presença no cinema americano e europeu, a música brasileira merece ser amplamente dimensionada e colocada à divulgação de fãs, pesquisadores, músicos e estudantes. Este trabalho do IACJ deve ser aplaudido, pois vem ao encontro de tendência de pesquisa e valorização da nossa cultura musical como já o fazem a Funarte, a Editora Chediak e os recentes documentários em áudio e vídeo da Câmara e do Senado Federal.

Mais:
www.iacj.org


Aldo Moraes
Compositor e Escritor
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário