quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

DONA CANÔ DO BRASIL

Dona Canô dizia não entender o motivo de ter se tornado famosa e procurada por personalidades, estudantes e pessoas do povo em sua longeva existência.

É que para nós brasileiros, além de ser mãe de duas importantes figuras da MPB: Caetano e Bethânia, a senhora representou o resguardo da cultura religiosa e popular: a festa de reis, o Natal, as novenas, a festa da padroeira, a culinária e os cãnticos religiosos católicos.

Dona Canô, a senhora foi a mãe protetora, acolhedora e defensora das boas relações entre pessoas, da união familiar e da luta por uma cidade melhor.

Sua imagem entrando nas igrejas de Santo Amaro da Purificação e em Salvador; as mãos sempre abertas para receber o povo, dedicadas ao terço de oração e à culinária brasileira; as reuniões familiares com a presença de filhos, netos e bisnetos e a saúde boa com uma longa vida de mais de 100 anos compõe uma personalidade única na vida social, cultural e política do nosso país.

Pois tudo quanto fez Dona Canô foi cuidar do seu povo como quem cuida da própria família cobrando de prefeitos e governadores baianos de diversas gerações.

Pelo exemplo direto e por sua doçura de mãe e firmeza moral, se tornou mesmo uma personalidade única e admirada em todo o país e no exterior.

É por isto Dona Canô que a procuravam tanto...

E partindo na manhã ensolarada de Natal, Canô se tornou uma estrela única, destas que reluzem no céu do Brasil o ano inteiro!


Aldo Moraes
Músico e Escritor
composermoraes@hotmail.com

Um comentário:

  1. Lindo texto! Já compartilhei em meu perfil no facebook! Cely Rodrigues, SP|SP

    ResponderExcluir