segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cartel 011 apresenta a exposição “Movimento em Si. Um Instante Fracionado”, de Tuik

O Cartel 011 apresenta de 27 de novembro a 10 de dezembro, a exposição “Movimento em Si. Um instante fracionado”, de Tuik. A mostra traz 15 pinturas feitas em acrílica sobre tela e 09 pinturas feitas em óleo sobre linóleo pelo artista entre 2008 e 2012, entre Reus, província de Terragona, na Espanha, e São José do Rio Preto, em São Paulo. Apesar da exposição já ter passado pelo Museu de Arte Moderna de Terragona, na Espanha, a mostra em São Paulo tem a série de linóleos e cinco acrílicas sendo exibidas pela primeira vez.

A série, que dá nome à exposição, nasceu da visita a um festival de dança contemporânea: “a forma com que a dança explora o corpo de uma maneira abstrata, gerando movimentos que não são de representação de ação cotidianas, foi o que me inspirou”, diz o artista sobre a gênese da pesquisa. Outras inspirações vêm do próprio universo da arte, o “Nu descendo a escada”, de Marcel Duchamp, e a famosa série de fotografias de Eadweard Muybridge, conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para tentar captar movimentos (e precursor da película de celuloide que deu origem ao cinema). Essas referências refletem o interesse pela história da arte que Tuik persegue. O artista fez em 2008, uma pós em história da arte na Universitat de Barcelona.


Tuike
Arthur Henrique Souza, o Tuike, é arquiteto e artista plástico natural de Rio Preto, São Paulo. Em 2003, Tuike mudou-se para a Itália para fazer Máster em Restauro Arquitetônico e em 2005 seguiu para a Espanha, onde baseou a maior parte de sua carreira. Em 2010 participou da Biennal do Museu de Arte Moderna de Terragona, na Espanha. Além disso, já participou de mais de vinte exposições em galerias e centro culturais no Brasil e na Europa.





“Movimento em Si. Um Instante Fracionado” @ Cartel011
Abertura: 27 de novembro de 2012, dàs 19h às 22h
Período expositivo: 28 de novembro a 10 de dezembro
Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros
De segunda-feira a sábado, das 11h às 20h
Telefone: (11) 3081-4141

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
AgenciaLema.com

Informações para a imprensa:
Gabriel Zimbardi (11) 3871-0022 ramal 217
gabriel@agencialema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário