quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SÃO PAULO CELEBRA DIA D, DE DRUMMOND

Hoje é dia de fazer festa para o poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido há exatos 110 anos em Itabira, Minas Gerais. E eventos estão sendo organizados Brasil afora, por instituições variadas, para integrar a programação do Dia D.

Bloomsday

Idealizado pelo Instituto Moreira Salles e realizado pela primeira vez em 2011, o Dia D é inspirado no Bloomsday - quando fãs de James Joyce se reúnem no mundo todo para celebrar o autor de Ulisses com palestras, leituras e uma passada nos pubs irlandeses sempre presentes nas cidades. Aqui, o Dia D inspirou um outro evento – o Hora de Clarice, que prestou, no ano passado, homenagem à Clarice Lispector em 8 de dezembro, dia de seu aniversário.

A programação do Dia D é dinâmica – embora ainda distante de Londrina – e vem sendo atualizada no site diadrummond.ims.uol.com.br. Inclui cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Itabira e até o Porto, em Portugal - lá, Sura Berditchevsky encena a peça Cartas de Maria Julieta para Carlos Drummond de Andrade.

Cadernos


Para quem está longe da programação de leituras ou saraus, a dica é o lançamento da edição do Cadernos de Literatura Brasileira (283 págs., R$ 85), do Instituto Moreira Salles, dedicada ao mineiro. Há texto do poeta Armando Freitas Filho sobre o amigo Carlos Drummond; ensaio de Silviano Santiago, colunista do Sabático, sobre infância, maturidade, velhice e família; e ainda ensaios de Ferreira Gullar, Antonio Carlos Secchin, Humberto Werneck, entre outros.
A obra conta ainda com os datiloscritos dos poemas Nota social (1923) e de Carta a Stalingrado (1942) e manuscritos.

Cronologia, um ensaio fotográfico de Edu Simões, seleção de frases do autor, por Michel Laub, e uma vasta seleção de fotos de Drummond completam o lançamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário