sábado, 27 de outubro de 2012

PERDA; BRASIL PERDE ATRIZ REGINA DOURADO

A atriz baiana Regina Dourado, conhecida pelo bordão "Stop, Salgadinho" de sua personagem na novela "Explode Coração", morreu às 11h20 neste sábado (27) aos 59 anos, segundo seu irmão Oscar Dourado.


Ela estava internada no Hospital Português, em Salvador, desde o dia 20 de outubro, em estado terminal por conta de complicações de um câncer. Durante esse período, ela permaneceu sedada, mas respirava sem a ajuda de aparelhos.

Ainda não há informações sobre o velório. O corpo da atriz será cremado neste domingo (28) no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Regina deixou um filho, Leonardo Dourado, de 28 anos.

CARREIRA


Regina Dourado nasceu na cidade de Irecê, na Bahia, em 22 de agosto de 1953. Começou cedo a carreira no teatro, aos 15 anos, atuando na Companhia Baiana de Comédia. Naquela época, também praticou aulas de canto e de dança.

Dez anos mais tarde, em 1978, a jovem baiana estreou na televisão na série "A Morte e a Morte de Quincas Berro D´água", dirigida por Walter Avancini e exibida pela Globo.

No ano seguinte, conseguiu seu primeiro papel em novela: ela viveu a personagem Nanci na novela "Pai Herói", também na Globo. Na mesma emissora, engatou uma série de papéis: participou de "Cavalo Amarelo" (1980), "Rosa Baiana" (1981), "Lampião e Maria Bonita" (1982) e "Pão Pão, Beijo Beijo" (1983).

Atriz de teatro, cinema e televisão, Regina Dourado fez sucesso nacional em 1995, quando interpretou Lucineide em "Explode Coração". A personagem da novela de Glória Perez ficou famosa por usar o bordão "Stop, Salgadinho", usado quando perdia a paciência com seu marido, interpretado por Rogério Cardoso.

Regina esteve também em novelas como "Roque Santeiro", "Felicidade", "Renascer" e "Tropicaliente". Ainda na Globo, atuou em novelas como "O Rei do Gado", "Anjo Mau", "Andando nas Nuvens" e "Esperança".

Antes de migrar de emissora, seu último papel na Globo foi em "América", também de Glória Perez, em 2005. Depois disso, foi para a Record. Lá, esteve em duas novelas: "Bicho do Mato", em 2006, e "Caminhos do Coração", em 2007.

Após a temporada na Record, Regina Dourado voltou para a Globo e participou da novela "Caminho das Índias", também de Glória Perez, em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário