domingo, 21 de outubro de 2012

NEW YORK TIMES CELEBRA OS 70 ANOS DE TIM MAIA


O jornal americano "New York Times" publicou reportagem nesta semana sobre Tim Maia, "cantor dos mais populares do Brasil durante 30 anos, que morreu em 1998 em decorrência de sua queda por drogas, álcool e comida".

Agora, quase 15 anos depois, afirma o veículo, Tim Maia está praticamente de volta, relembrado em um musical de sucesso ("Tim Maia- o Musical"), em um filme que ainda será lançado e na voz de cantores pop como Seu Jorge e Marcelo D2.

Nos Estados Unidos, a gravadora de David Byrne, Luaka Bop, apostou no sucesso de Tim Maia inclusive entre americanos e lançou uma coletânea no início do mês intitulada "Nobody Can Live Forever" (Ninguém Pode Viver para Sempre).

O cantor, que completaria 70 anos no mês passado, tinha origem miscigenada, como é comum no país: uma mistura de português, italiano, africano e indígena. Mas, diz o "NYT", desde que ouviu pela primeira vez o americano Little Richard, quando adolescente, escolheu se identificar como negro e sua principal contribuição foi popularizar estilos da música black -soul, disco e funk-- no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário