sábado, 13 de outubro de 2012

Morre Wilton Franco, criador de "Os Trapalhões" e "O Povo na TV"

Morreu na manhã deste sábado (13) Wilton Franco, 82, vítima de um derrame, em Penha, em Santa Catarina.

Criador do programa "Os Trapalhões", na antiga TV Excelsior, e diretor e apresentador do polêmico programa "O Povo na TV" (da então Tupi e depois SBT), Franco passou mal em casa e não resistiu enquanto era transportado para o pronto socorro da cidade no norte catarinense. Ele teve um princípio de AVC (acidente vascular cerebral).

Wilton Franco trabalhava havia dez anos como conselheiro do parque Beto Carrero World.


Em 1966, Wilton Franco criou "Adoráveis Trapalhões", que reunia Renato Aragão, o Didi, Dedé Santana, o lutador Ted Boy Marino, o cantor Wanderley Cardoso e o ator Ivon Cury. Com o tempo, alguns integrantes saíram e foram substituídos por Mussum e Zacarias. O programa ainda passou pela TV Record e pela Tupi antes de ir para a Rede Globo, em 1977, a convite de Boni.

Franco também criou, em 1965, o programa "Essa Gente Inocente", na TV Excelsior. Também dirigiu o programa de Hebe Camargo na TV Tupi entre 1974 e 1975. Na mesma emissora, foi diretor do programa "Aqui e Agora", no fim dos anos 70.

No final daquela década e no início dos anos 1980, "O Povo na TV" fez sucesso e provocou polêmica ao levar o "mundo cão" para a tela da TV.

Ali ganharam notoriedade também apresentadores como Wagner Montes, Sergio Mallandro e Cristina Rocha, além do então "advogado dos pobres" Roberto Jefferson -atual presidente do PTB, delator do escândalo do mensalão e condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção passiva no caso.

Franco foi responsável pela direção-geral de "Os Trapalhões" quando o programa começou a ser transmitido ao vivo, em 1988, e ficou no cargo até 1992. No fim dos anos 90, dirigiu "Pequenos Brilhantes" no SBT --programa nos moldes de seu "Essa Gente Inocente". Em meados dos anos 2000, foi diretor de "Dedé e o Comando Maluco" na mesma emissora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário