domingo, 30 de setembro de 2012

Encontro de Educadores em Belém promove diálogo e troca de experiências sobre Educação Integral

Durante os dias 12 e 13 de setembro, cerca de 120 representantes de organizações da sociedade civil, educadores, avaliadores e especialistas das regiões Norte e Centro-Oeste do país estiveram presentes na capital paraense durante o Encontro Regional de Educadores em Belém Educação Integral: Experiências que transformam.

“O intuito dos Encontros Regionais é oferecer ações de formação aos educadores que atuam nas organizações da sociedade civil, estimulando a troca de experiências, o diálogo e dando visibilidade aos projetos desenvolvidos”, explica Nazira Arbache, do Cenpec, responsável pela coordenação técnica do Prêmio Itaú-Unicef.

Além de Nazira Arbache, as representantes da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, e do Unicef, Eliana Almeida, fizeram a abertura do encontro. Na ocasião, Eliana, fez uma apresentação intitulada A Garantia de Direitos da Infância e da Adolescência: uma realidade possível.

No segundo dia do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho oferecido a crianças e adolescentes em projetos participantes nas várias edições do Prêmio, como o Projeto Musicart, o Projeto Canto das Artes, o Projeto Aprender com Alegria, o Projeto Rádio pela Educação, o Rede Escola Viva e Projeto Onda – Adolescente em Movimento pelos Direitos e o Projeto Rios de Encontro, vencedor nacional da 9ª edição, na categoria pequeno porte.

Segundo Marcelo Bragato, do Cenpec, as falas foram bastante importantes. “Um dos pontos interessantes no encontro foi reunir duas regionais que, juntas, representam cera de 70% do território brasileiro. Além de destacar as características dos projetos, as apresentações foram muito criativas, com música e depoimentos. O diálogo entre os participantes também foi bastante enriquecedor”, diz.

Texto: Thais Iervolino
Fonte: www.educacaoeparticipacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário