quarta-feira, 12 de setembro de 2012

EM BUSCA DO SOM: A MÚSICA DE STOCKAUSEN NOS ANOS 50

Caros amigos e colegas,

Apresento aqui o livro: "Em busca do som: a música de Karlheinz Stockausen nos anos 1950", publicado pela Editora da UNESP. O trabalho encontra-se disponível na íntegra para download mediante cadastro na página da editora, bem como para venda e envio dentro de território brasileiro. Agradeço a atenção de todos e desejo uma boa leitura aos interessados!

gustavo alfaix.

http://www.editoraunesp.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=1389




Pontos, Grupos, Momentos: o som em seu estado puro, isolado, desprendendo-se em curvas num conjunto, como um perfil melódico, até alcançar na forma, a articulação do tempo musical. Estes foram, por assim dizer, os sustentáculos que pautaram a pesquisa sonora de Karlheinz Stockhausen (1928-2007) nos primeiros anos de sua carreira como compositor e teórico da nova música. Foi inspirado no conceito de momento - essa pequena parcela do tempo designada como medida escalonar para a invenção de formas musicais - que Gustavo Alfaix concebeu suas estratégias na escrita de "Em busca do som: a música de Karlheinz Stockhausen nos anos 1950". Preenchendo uma grande lacuna na bibliografia em língua portuguesa acerca do tema, o autor nos presenteia com a publicação inédita de um livro que dá acesso à trajetória de um dos mais proeminentes artistas na segunda metade do século XX.

Alfaix contempla os principais conceitos e estratégias composicionais elaborados por Stockhausen ao longo de sua carreira, tendo como foco a época áurea da música serial, a década de 1950. É nesse período que se podem encontrar as raízes de boa parte das perspectivas que, nos anos seguintes, levariam à formação das diversas escolas estéticas que compõem o rico cenário da música atual. O texto também lança luz na articulação entre o desenvolvimento do pensamento teórico do compositor e sua materialização na forma de obras musicais, além de observar a relação entre o processo criativo do artista e sua biografia, com atenção sobre as personalidades que o influen­ciaram e contribuíram para a consolidação de sua poética musical.

Para Stockhausen, a arte é um meio que conduz à realização de algo mais elevado e não um ambiente técnico ensimesmado. Sua música projeta-se para fora, para além da vida, para um momento distante na linha do tempo, eleva-se à categorias cosmológicas. Mais do que a obra e a visão de um único artista, as reflexões que são aqui apresentadas investigam uma música que supera e agrega novos sentidos, uma arte que se coloca na vanguarda da exploração de um território escuro e ainda não plenamente conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário