quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ASTRO DO FILME PANTERA COR DE ROSA, HERBERT LOM MORRE AOS 95 ANOS

O astro do cinema Herbert Lom, mais conhecido como o lunático inspetor-chefe Charles Dreyfus nas comédias "Pantera Cor-de-Rosa", morreu aos 95 anos, de acordo com a mídia britânica.

O agente do ator nascido na República Tcheca não pôde imediatamente confirmar os relatos de que Lom morreu tranquilamente durante o sono nesta quinta-feira. A mídia não especificou onde ele morreu, mas o ator morava em Londres.

Nascido em uma família aristocrática pobre em Praga, em 1917, ele encurtou seu nome complicado para Lom e apareceu em vários filmes feitos localmente até emigrar para a Grã-Bretanha antes da 2a Segunda Guerra Mundial e fixar residência no país.

Lá, ele construiu uma carreira que abrangeu mais de 100 filmes e incluiu uma boa parcela de vilões.

Lom interpretou Napoleão Bonaparte duas vezes, incluindo em "Guerra e Paz", de 1956, ao lado de Henry Fonda e Audrey Hepburn, e o rei de Sião na primeira produção londrina do musical "O Rei e Eu", em 1953.

Dois anos mais tarde, ele colaborou com Peter Sellers na comédia de humor negro "Matadores de Velhinhas", e eles trabalhariam juntos novamente em 1960 e 1970 na série "Pantera Cor-de-Rosa".

Nela, Lom era o cada vez mais enlouquecido Dreyfus, ao lado do desafortunado inspetor Clouseau, e o sucesso de seu personagem se deveu muito às improvisações próprias de Lom.

Em uma entrevista para o jornal The Independent, em 2004, Lom lembrou que foi ele quem inventou o tique nervoso de Dreyfus, que se tornou sua marca registrada.

FONTE: Agência Reutters

Nenhum comentário:

Postar um comentário