quinta-feira, 21 de junho de 2012

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

No sábado, 16 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou a última etapa para a escolha dos integrantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) pelo próximo biênio. Foram eleitos membros de áreas artístico-culturais, que irão se juntar aos conselheiros das macrorregiões do Estado.

Pela primeira vez o Paraná terá um conselho que irá trabalhar no desenvolvimento cultural do Estado. Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros.

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. “O Conselho nos ajuda a, juntos, fazermos um modelo de gestão eficaz para o cidadão paranaense”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

Segundo Victor Oliveira de Miranda, conselheiro da macrorregião dos Campos Gerais, a criação do CONSEC era uma antiga reivindicação não só dos artistas, mas da sociedade em geral. “Uma das principais ações do Conselho será articular projetos e encontrar novas formas de captação de recursos em benefício da cultura paranaense”, explica.

Para o secretário-geral da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues, a diversidade dos membros do Conselho enriquece o debate e o trabalho a ser realizado. O conselheiro suplente da macrorregião Oeste, Luiz Henrique Dias da Silva, concorda que o CONSEC está preparado para representar as diversas manifestações culturais do Paraná. Já o conselheiro da música, Fabricio Luiz de Vitor, acredita que o CONSEC irá contribuir para o desenvolvimento dos artistas paranaenses e para a interação entre os municípios.

O CONSEC é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

CONSELHEIROS ELEITOS

Artístico-culturais
ARTES VISUAIS – Janete T. Fernandes de Siqueira (suplente: Joseane Zanchi Dahor)
AUDIOVISUAL – Eleição pendente
CIRCO – Arildo Sanches Guerra (suplente: Tania Regina Piazzeta)
DANÇA – Marcella S. Carvalho (suplente: Lucilene S. Almeida)
LITERATURA, LIVRO E LEITURA – Nilton Bobato (suplente: Julmar R. Leardini)
MANIFESTAÇÕES POPULARES, TRADICIONAIS E ÉTNICAS – Thereza Christina de Araújo Gutierrez (suplente: Felipe Alves da Silva)
MÚSICA – Fabricio Luiz de Vitor (suplente: Rodrigo Guimarães Ferreira do Amaral)
ÓPERA – Denise Sartori
PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL – Josilene Aparecida de Oliveira
TEATRO – Ana Paula Frazão

Macrorregionais
CURITIBA - Otávio Zucon (suplente - Renan Fernando de França)
CAMPOS GERAIS - Victor Oliveira de Miranda (suplente - Hélcio Luiz Wendler Kovaleski)
LITORAL - Florindo Wistuba Junior (suplente - Claumir Schlottag)
NOROESTE - Sarah Carolina de Souza (suplente - Alexandre Alves)
NORDESTE - Leandro Henrique Magalhães (suplente - Cícero Pereira de Souza)
SUDOESTE - Valmir Domingos Duarte (suplente - Márcio Antonio Machado)
OESTE - Moema Libera Viezzer (suplente - Luiz Henrique Dias da Silva)
CENTRO-SUL – Eleição pendente.
Fonte: SEEC
www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário