quarta-feira, 30 de maio de 2012

Últimos dias para candidatos setoriais ao CONSEC se inscreverem

Os interessados em fazer parte do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) como representantes setoriais têm até o dia 31 de maio para se inscreverem aqui. As pessoas que queiram votar nos conselheiros devem fazer o mesmo. Nesse caso, a data limite é 10 de junho. A eleição ocorre no dia 16 de junho, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

As eleições nas oito macrorregiões do Estado estão quase finalizadas. Os eleitos foram: Otávio Zucon (Curitiba), Victor Oliveira de Miranda (Campos Gerais), Florindo Wistuba Junior (Litoral), Sarah Carolina de Souza (Noroeste) e Leandro Henrique Magalhães (Nordeste).

Nas eleições setoriais, serão escolhidos representantes das seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura, música, ópera, patrimônio cultural material e imaterial e teatro. No dia da eleição, os candidatos e eleitores devem apresentar RG e CPF. Não é necessário levar comprovante de residência.

Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil que irão integrar o CONSEC, ao lado de outros 18 membros do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12.

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.

O CONSEC estabelece diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Estado. Ele é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

Serviço
Eleição dos representantes setoriais para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC)
Informações: (41) 3321-4782 e aqui.

Fonte: SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário