segunda-feira, 16 de abril de 2012

QUARTETO DESCOBERTAS EM NOVO TOUR NA EUROPA


PREZADOS SENHORES E SENHORAS,
PRA QUEM QUISER NOS ASSISTIR NA EUROPA, SEGUE A PROGRAMAÇÃO DOS TEATROS QUE IREMOS NOS APRESENTAR DURANTE A 5. TURNÊ INTERNACIONAL DO QUARTETO DESCOBERTAS!
SERÃO 13 SHOWS EM DIFERENTES TEATROS E SALAS DE CONCERTOS NA SUÍÇA, ALEMANHA, ITÁLIA E DINAMARCA E CONVIDAMOS A TODOS VISITAREM OS LINKS E SE DELICIAREM CONOSCO DESSA IMPORTANTE CONQUISTA DA MÚSICA DO BRASIL NOS IMPORTANTES PALCOS EUROPEUS! UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!
VIOLINISTA RONEY MARCZAK
AGENDA DE CONCERTOS QUARTETO DESCOBERTAS EUROPA - MAIO 2012.

> > 03. Mai: 19:30h AULA Schulhaus Hof ,Villmergen, Suíça
> > 04. Mai: 20h Französische Kirche Murten, Suíça (www.murtentourismus.ch)
> > 05. Mai: 20h Centre le Phènix, Fribourg, Suíça (www.centrelephenix.com)
> > 08. Mai: 20h Yehudi Menuhin Forum Bern, Suíça (www.menuhinforum.ch)
> > 10. Mai: 20h Reberhaus Bolligen, Suíça (www.reberhaus.ch)
> > 11. Mai: 20h Rathaus Murten, Konzertsaal, Suíça (www.murtentourismus.ch)
> > 13. Mai: 20h Aula OS Uettligen, Suíça (Abschlusskonzert Kurs)
> > 16. Mai: 20h ONO Bern, Suíça (www.onobern.ch)
> > 17. Mai: 20h Emmendingen, Deutschland (www.schlosskeller-emmendingen.de)
> > 19. Mai: 17:30h Hinterzarten, Deutschland (www.parkhoteladler.de)
> > 22. Mai: 21h Rundetaarn, Kopenhagen, Denmark (www.rundetaarn.dk)
> > 25. Mai: 20h Teatro Valpolicella, Italia
> > 29. Mai: 20h Kulturkeller Gerbestock Kerzers, Suíça (www.murtentourismus.ch)

QUARTETO DESCOBERTAS

Liderado pelo violinista londrinense Roney Marczak, integram o Quarteto Descobertas, Murilo Barbosa ao piano, Filipe Barthem ao contrabaixo, Duda de Souza na percussão e bateria.

O Quarteto foi formado há quatro anos com o intuito de trazer novos ares ao cenário musical, executando com técnica e precisão, além do repertório clássico e erudito, obras populares, trazendo um formato inédito da música brasileira. Com seu repertório, o Descobertas faz um passeio pelo Brasil, do sertão aos pampas, executando canções que vão desde “Tico-tico no Fubá” a “O Morro não tem vez”, além de incluir clássicos como Villa Lobos, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone – tudo com arranjos próprios.

Os músicos já realizaram quatro turnês na Europa em países como Alemanha, Suíça e Itália, levando um extenso e eclético repertório nacional, ritmos brasileiros e latinos como choro, samba, frevo, baião, salsa e tango mostrando como esses ritmos se confundem. Na últimas turnês em 2010 e 2011, o Quarteto Descobertas tocou em homenagem ao cardeal-primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, na Catedral de Crema (perto de Milão). Dom Geraldo encontrava-se em visita oficial à Itália e ao Vaticano. O grupo contou com a participação especial do garotinho Luigi Marczak, filho de Roney, aos 8 anos de idade, interpretou duas obras de Camargo Guarnieri , tocando o instrumento ocarina e também o conhecido tema Menino da Porteira com um berrante, e encantou a platéia.

As turnês são o resultado de dez anos de parceria entre a Escola de Música Sol Maior Roney Marczak, de Londrina, e a Escola de Música de Wohlen e a Escola Superior de Música de Berna, na Suíça e o Escritório Missionário da Diocese de Crema, na Itália. Nessa parceria estão inclusos intercâmbios de alunos e professores para intensificar a troca de conhecimentos entre as culturas.

Descobertas gravou em 2009 seu primeiro DVD como oportunidade de divulgar seu trabalho principalmente no exterior, e a partir daí conseguir agendar mais apresentações. A gravação é também um reconhecimento da qualidade do grupo. A idéia do disco partiu de uma produtora de São Paulo, que conheceu o trabalho do Descobertas por meio do maestro João Carlos Martins, que tem elogiado o trabalho do grupo de forma irrestrita. Devido ao grande sucesso alcançado, o Descobertas gravou em 2011 o segundo álbum ao VIVO reunindo mais 15 faixas, incluindo a obra e músicas de 30 compositores brasileiros e latino americanos.

O quarteto prepara-se para a próxima turnê européia, marcada para acontecer em maio de 2012. Serão mais 13 apresentações em palcos da Alemanha, Suíça, Dinamarca e Itália.

ASSINA, RONEY MARCZAK





Biografia de Roney Marczak

Nascido em Londrina, iniciou seus estudos com Paulo Bosísio e freqüentou aulas e Master Classes com Max Rostal, Henrik Szering, Monika Urbaniak (Suíça), Paul Badura Skoda (Áustria), Shmuel Ashkenasi (Israel), Joseph Silverstein (USA) e com Igor Ozim (Alemanha).

Premiado e vencedor de vários concursos nacionais e internacionais, aos 17 anos foi escolhido após rigorosa seleção entre 900 candidatos para ser um dos 3 bolsistas do governo alemão (DAAD) e graduou-se obtendo a nota máxima na Musikhochschule de Freiburg (Alemanha). Concluiu também com honra ao mérito o curso de interpretação e virtuosismo e o mestrado em pedagogia da música para bebês, crianças e adultos na Escola Superior de Música de Berna (Suíça).
Realizou concertos como solista à frente das principais orquestras brasileiras e, na Europa solou com a Sinfonie Kontrast Orchester, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Berna (Suíça), Freiburger Sinfonie Orchester (Alemanha), sob a regência dos maestros Alceo Bocchino, Roberto Tibiriçá, Jamil Maluf, Júlio Medaglia, Kaspar Zehnder e Dmitrij Kitajenko.

Foi o artista convidado pelo Vaticano para receber na capela privada do Santo Papa, a primeira visita de todas as eminências católicas do Oriente realizada em 1994, recepcionados pelo Papa João Paulo II e cardeais. Solenidade a qual o violinista apresentou obras de compositores para violino solo.

Gravou em 1999 na Alemanha com o pianista Christian Ruvolo, o CD Descobertas um dos primeiros CDs a reunir clássicos populares a populares clássicos de compositores brasileiros incluindo músicas e arranjos inéditos da MPB para violino e piano. Em 2002 gravou o Descobertas II dando continuidade ao segmento de divulgar a música clássica e popular do Brasil. Em 2007, também na Alemanha, registrou em CD o Descobertas III encerando assim a trilogia Descobertas, álbuns que estão contribuindo muito para o resgate e divulgação do repertório primoroso e desconhecido de compositores brasileiros no Brasil e exterior.

Lecionou violino e música de câmara nas escolas de música de St. Blasien na Alemanha, Conservatório de Berna e na Escola de Música de Wohlen na Suíça e é professor convidado dos Festivais de Música de St. Gallen (Suíça) e do Festival de Música de Juiz de Fora (MG).

Interessado em contribuir na melhoria do ensino da música no Brasil, decidiu voltar após 14 anos de estudos e trabalhos profissionais na Europa e estabelecer-se em Londrina, sua cidade natal e abriu a Escola de Música Sol Maior Roney Marczak. A Sol Maior hoje é uma das únicas escolas de música no Brasil que têm parceria com escolas de música na Alemanha, Itália e Suíça, propiciando aos alunos e professores, trocas de conhecimentos e culturas durante todo o ano letivo através da vinda de professores estrangeiros exclusivamente para a escola de música.

Recém chegado da Europa, Roney Marczak foi convidado pelo Governo do Estado do Paraná para integrar a direção artístico-pedagógica do 24º Festival de Música de Londrina e ainda em 2004, reuniu em Londrina, um grupo de jovens de todas as camadas sociais da comunidade e nasceu assim a Orquestra de Jovens de Londrina que conta com o apoio da Escola de Música Sol Maior Roney Marczak e do Centro Cultural e de Integração das Artes (CCIA). Com o propósito de dar a oportunidade da prática de orquestra com qualidade para os músicos ainda em formação, já passaram pela a orquestra regida pelo professor Marczak, mais de 70 músicos e ao todo já foram mais de 100 apresentações ao longo desses 8 anos de existência.

Em 2008 criou o Quarteto Descobertas. Formado pelos músicos: Roney Marczak ao violino, Murilo Barbosa ao piano, Filipe Barthem, contrabaixo, Duda de Souza, bateria e percussão. Na discografia do Descobertas incluem-se: em 2009 a gravação ao vivo no Teatro Soresina (1750) na Itália, ainda em 2009, no Cine Teatro Ouro Verde em Londrina, a gravação do DVD Descobertas e em 2011 a gravação Quarteto Descobertas ao VIVO em Londrina do CD/DVD em tecnologia HD/Super Áudio, produção essa que teve a participação de 40 técnicos e profissionais envolvidos.

Roney Marczak lidera o grupo que já esteve 4 vezes na Europa em turnês pelos países Itália, Alemanha e Suíça e prepara-se para retornar em maio de 2012 para sua 5. Turnê Internacional pela Suíça, Italia, Alemanha e Dinamarca, com mais 12 concertos e master classes para alunos e professores.

Em 2010 recebeu por unanimidade dos representantes municipais, o título de cidadão honorário de Londrina e a Comenda Ouro Verde pelos seus feitos e contribuição à sociedade londrinense e da região, através das atividades realizadas pela Escola de Música Sol Maior Roney Marczak, Orquestra Jovem de Londrina, Orquestra de Crianças Sol Maior, Quarteto Descobertas e pelo Centro Cultural e de Integração das Artes (CCIA).

Atualmente Roney Marczak é membro de honra da Academia de Cultura do Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário